Atenção à Saúde do Idoso: o pensar e o fazer Políticas Públicas

Autores

  • Susane Fátima Ferreira de Castro Enfermagem. Faculdade de Tecnologia e Educação Superior Profissional (FATESP).
  • Francisco Oliveira Barros Júnior Cientista Social. Professor titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, PI, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p271-294

Palavras-chave:

Saúde do Idoso, Políticas Públicas, Integralidade em Saúde.

Resumo

Este trabalho objetivou analisar como as ações voltadas para a saúde do idoso vêm sendo pensadas e executadas. A construção dos dados foi guiada por um roteiro de entrevista semiestruturado e a análise, pela problematização dos discursos. Verificou-se que as ações direcionadas para a saúde do idoso são gestadas e materializadas sob a égide da fragmentação entre o pensar e o fazer, não visualizando as velhices em sua heterogeneidade.

 

Biografia do Autor

Susane Fátima Ferreira de Castro, Enfermagem. Faculdade de Tecnologia e Educação Superior Profissional (FATESP).

Enfermeira, docente e pesquisadora filiada à Faculdade de Tecnologia e Educação Superior Profissional (FATESP). Doutora e Mestre em Políticas Públicas, Universidade Federal do Piauí, Brasil (2015). Enfermeira do Hospital de Urgências Dr. Zenon Rocha, Brasil.

 

Francisco Oliveira Barros Júnior, Cientista Social. Professor titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), em Teresina, PI, Brasil.

Doutor e Mestre em Ciências Sociais, PUC-SP. Cientista Social, PUC-SP. Professor titular da Universidade Federal do Piauí (UFPI), atuando em temas como: Bioética, Síndrome de Imunoficiência Adquirida, Envelhecimento, Educação Gerontológica, Universidade Aberta para a Terceira Idade, Saúde Pública, Políticas Públicas.

 

Downloads

Publicado

2016-01-31

Como Citar

Castro, S. F. F. de, & Barros Júnior, F. O. (2016). Atenção à Saúde do Idoso: o pensar e o fazer Políticas Públicas. Revista Kairós-Gerontologia, 19(Especial22), 271–294. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p271-294