Função sexual de idosas com incontinência urinária.

Autores

  • Larissa da Silva Tonetto Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação. Santa Maria, Rio Grande do Sul.
  • Sara Vieira Sampaio Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação. Santa Maria, Rio Grande do Sul.
  • Hedioneia Maria Foletto Pivetta Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Santa Maria, Rio Grande do Sul
  • Melissa Medeiros Braz Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação. Santa Maria, Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p305-318

Palavras-chave:

Disfunção sexual, Incontinência urinária, FSFI, Fisioterapia.

Resumo

Objetiva-se comparar a função sexual de idosas com e sem incontinência urinária. Pesquisa transversal quantitativa, descritiva. População participante com 16 idosas, entre 65 e 75 anos de idade, sexualmente ativas, divididas em 2 grupos: um com queixas referidas de perdas urinárias (n=8); e outro, sem queixas (n=8). Incluídas: mulheres fisicamente ativas, cf. o Questionário Internacional de Atividade Física (IPAQ). Excluídas: mulheres com patologias neurológicas que comprometessem a sensibilidade da musculatura do assoalho pélvico. Entrou-se em contato com as participantes da pesquisa durante os projetos oferecidos pelo Núcleo Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade (NIEATI). Assinado o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), aplicaram-se os questionários (ficha de avaliação, FSFI e IPAQ). Como resultados: a totalidade da amostra era fisicamente ativa. O escore do FSFI variou de 22,5 a 33,7, com predição para disfunção sexual para 1 (12,5%) das idosas incontinentes. Dentre o grupo continente (G2), o escore do FSFI variou de 8 a 36, com predição para disfunção sexual em 4 (50%) idosas. Os grupos G1 e G2 foram homogêneos em relação à caracterização da amostra, em todos os domínios: idade, idade da menarca, idade da menopausa, número de gestações e de partos vaginais, número de partos cesáreos e de abortos. No total da amostra, 5 idosas apresentaram disfunção sexual (sendo 1 idosa do G1 e 4, do G2), e todas evidenciaram ao menos um domínio específico negativamente afetado no FSFI. Ainda assim, não houve diferença significativa nos resultados, no que diz respeito à comparação da função sexual de idosas com e sem incontinência urinária, o que, neste estudo, pode ter ocorrido pelo fato de toda a amostra ser fisicamente ativa segundo o IPAQ. Não houve diferença significativa entre os grupos de idosas incontinentes e continentes, quanto à presença de disfunção sexual. Sugere-se que isso tenha ocorrido pelo fato de a amostra ter sido homogênea e todas as participantes serem fisicamente ativas.

Palavras-chave: Disfunção sexual; Incontinência urinária; FSFI; Fisioterapia. 

Biografia do Autor

Larissa da Silva Tonetto, Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação. Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Acadêmica do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Sara Vieira Sampaio, Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação. Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Acadêmica do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Hedioneia Maria Foletto Pivetta, Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Santa Maria, Rio Grande do Sul

Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação, Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

 

Melissa Medeiros Braz, Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação. Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Professora Adjunta do Curso de Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Departamento de Fisioterapia e Reabilitação. Santa Maria, Rio Grande do Sul, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Tonetto, L. da S., Sampaio, S. V., Pivetta, H. M. F., & Braz, M. M. (2016). Função sexual de idosas com incontinência urinária. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 305–318. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p305-318

Edição

Seção

Artigos