Dona Doida está envelhecendo e precisa de cuidados

Autores

  • Jorge Alves Santana Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, UFG. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística.
  • Benjamin Rosenthal Fundação Getúlio Vargas, FGV/SP. Pesquisador nas áreas de Consumer Culture Theory e Gerontologia Social.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p27-44

Palavras-chave:

Adélia Prado, Velhice, Cuidado.

Resumo

"A velhice é uma forma de sentir frio que me assalta/ e uma certa acidez": esse é o começo de um poema de Adélia Prado, no qual se trata da temática do envelhecimento, da velhice e do cuidado que é necessário nessa fase da vida. Em oposição à impressão inicial que essas estrofes nos transmitem, a perspectiva de Adélia Prado, neste poema inteiro, e sobre os outros poemas que abordaremos neste artigo, é a preocupação com a pessoa idosa, as práticas instrumentais de cuidado, as condições biopolíticas humanitárias e democráticas que podem otimizar a vida de idosos em nossa sociedade. Adélia Prado está inserida na illusio sobre a inexorabilidade da velhice e trataremos disso. Discutiremos também os dispositivos de cuidados que são evocados em seus poemas. Essas práticas de cuidado podem aliviar as desconstruções físicas e psicossociais "naturais" que a velhice pode trazer a todos nós. Neste estudo, trabalharemos com elementos conceituais de Simone de Beauvoir, Leonardo Boff, Pierre Bourdieu e outros.

 

Biografia do Autor

Jorge Alves Santana, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, UFG. Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística.

Professor Associado III, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, UFG. Membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística. Pós-Doutorado em Estudos Literários e Culturais pelo Pós/Lit. da Universidade Federal de Minas Gerais.  

Benjamin Rosenthal, Fundação Getúlio Vargas, FGV/SP. Pesquisador nas áreas de Consumer Culture Theory e Gerontologia Social.

Professor Assistente da Fundação Getúlio Vargas, FGV/SP. Doutorado em Administração de Empresa (ênfase em Marketing). Pesquisador nas áreas de Consumer Culture Theory e Gerontologia Social.

 

 

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Santana, J. A., & Rosenthal, B. (2017). Dona Doida está envelhecendo e precisa de cuidados. Revista Kairós-Gerontologia, 20(2), 27–44. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i2p27-44

Edição

Seção

Artigos