A sociedade e os idosos: perspectivas sob o olhar dos direitos fundamentais e sociais

Autores

  • Juliana Bedin Grando Direito, Universidade Regional Integrada das Missões, URI, São Luiz Gonzaga, RS.
  • Janaína Machado Sturza Direito. Professora da UNIJUÍ, na Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direitos Humanos.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p341-364

Palavras-chave:

Cidadania, Direitos Humanos, Idosos.

Resumo

A presente pesquisa busca analisar, e rediscutir, sob a perspectiva dos direitos humanos, a promoção e proteção da cidadania das pessoas idosas. A partir do novo cenário social, de uma sociedade que está envelhecendo, o texto tem como objetivo fomentar a reflexão acerca da conjuntura atual da velhice, verificando-se, através de uma revisão teórica as possibilidades de exercício da cidadania por meio dos direitos e garantias fundamentais, que sigam em consonância com os direitos humanos.

Biografia do Autor

Juliana Bedin Grando, Direito, Universidade Regional Integrada das Missões, URI, São Luiz Gonzaga, RS.

Graduada em Direito, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ. Doutoranda em Ciências Sociais, Universidade do Vale dos Sinos, UNISINOS. Mestre em Direitos Humanos, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, UNIJUÍ. Professora de Direito, Universidade Regional Integrada das Missões, URI, São Luiz Gonzaga, RS.

 

Janaína Machado Sturza, Direito. Professora da UNIJUÍ, na Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direitos Humanos.

Graduada em Direito, UNISC. Mestre em Direito, Universidade de Santa Cruz do Sul, UNISC. Doutora em Direito, Escola Internacional de Doutorado em Direito e Economia Tullio Ascarelli, Universidade de Roma Tre/Itália. Professora da UNIJUÍ, na Graduação em Direito e no Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direitos Humanos.

 

Downloads

Publicado

2016-01-30

Como Citar

Grando, J. B., & Sturza, J. M. (2016). A sociedade e os idosos: perspectivas sob o olhar dos direitos fundamentais e sociais. Revista Kairós-Gerontologia, 19(Especial22), 341–364. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19iEspecial22p341-364