Rede de atendimento comunitário a idosos em Florianópolis (SC): a estratégia dos grupos de convivência em foco

Autores

  • Giovana Zarpellon Mazo Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID),Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Líder do Grupo de pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento, Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID/UDESC.
  • Priscila Mari dos Santos Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (LAPLAF/UDESC/CNPq.
  • Alcyane Marinho Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), CEFID/UDESC. Líder do LAPLAF/UDESC/CNPq.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p343-361

Palavras-chave:

Idoso, Grupos de convivência, Rede de atendimento.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a rede de atendimento comunitário a idosos em Florianópolis (SC), por meio da estratégia dos Grupos de Convivência para Idosos (GCI), apresentando seu processo de criação e de desenvolvimento histórico e sociocultural, assim como a evolução no número de grupos e de idosos participantes. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, descritivo-exploratória e de levantamento, com abordagens qualitativa e quantitativa dos dados. Aplicaram-se entrevistas semiestruturadas com quatro assistentes sociais que participaram do processo de implementação da estratégia de GCI na cidade. Constatou-se a criação formal desses grupos, vinculada e impulsionada, principalmente, por órgãos governamentais da área da assistência social, sendo que, ao longo dos anos, o número de GCI e de participantes aumentou expressivamente em Florianópolis (SC).

 

Biografia do Autor

Giovana Zarpellon Mazo, Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID),Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Líder do Grupo de pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento, Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID/UDESC.

Doutora em Ciências do Desporto (Universidade do Porto, Portugal). Professora titular do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (CEFID) da Universidade do Estado de Santa Catarina, UDESC. Líder do Grupo de pesquisa em Atividade Física, Saúde e Envelhecimento, Laboratório de Gerontologia (LAGER) do CEFID/UDESC.

 

Priscila Mari dos Santos, Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (LAPLAF/UDESC/CNPq.

Doutoranda em Educação Física, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Integrante do Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física da Universidade do Estado de Santa Catarina (LAPLAF/UDESC/CNPq.

 

Alcyane Marinho, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), CEFID/UDESC. Líder do LAPLAF/UDESC/CNPq.

Doutora em Educação Física (UNICAMP). Professora adjunta, Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), CEFID/UDESC. Líder do LAPLAF/UDESC/CNPq.

Downloads

Publicado

2016-12-30

Como Citar

Mazo, G. Z., Santos, P. M. dos, & Marinho, A. (2016). Rede de atendimento comunitário a idosos em Florianópolis (SC): a estratégia dos grupos de convivência em foco. Revista Kairós-Gerontologia, 19(4), 343–361. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i4p343-361

Edição

Seção

Artigos