O Conforto na Ambiência de Idosos Moradores em Instituições de Longa Permanência

Autores

  • Amanda Atsuta Braga Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH USP.
  • Maria Luisa Trindade Bestetti Arquitetura. Curso de Graduação em Gerontologia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH USP.
  • Fabio Gazelato de Mello Franco Fabio Gazelato de Mello Franco - Médico e diretor clínico do Residencial Israelita Albert Einstein. Responsável pelo acompanhamento desta pesquisa no RIAE. E- mail: fabio.gfranco@einstein.br

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p327-347

Palavras-chave:

Conforto, Ambiência, Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Resumo

Este artigo apresenta pesquisa sobre ambiência em Instituições de Longa Permanência para Idosos, onde foram trabalhadas questões relacionadas ao conforto. O objetivo geral foi comparar os quesitos de conforto na ambiência de duas instituições, sendo uma pública e outra privada, ambas na cidade de São Paulo, a partir da percepção dos moradores idosos. O instrumento utilizado foi um questionário semiestruturado com perguntas abertas e fechadas, sendo que as abertas foram analisadas pela técnica de Bardin, e os resultados elencados com base na Pirâmide de Maslow. Concluímos que o conforto para os residentes está mais associado à satisfação das necessidades físicas e/ou fisiológicas.

 

Biografia do Autor

Amanda Atsuta Braga, Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH USP.

Gerontóloga, Graduada no curso de Bacharel em Gerontologia, Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH USP.  

 

Maria Luisa Trindade Bestetti, Arquitetura. Curso de Graduação em Gerontologia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH USP.

Arquiteta e professora do Curso de Graduação em Gerontologia na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo, EACH USP.

 

Fabio Gazelato de Mello Franco, Fabio Gazelato de Mello Franco - Médico e diretor clínico do Residencial Israelita Albert Einstein. Responsável pelo acompanhamento desta pesquisa no RIAE. E- mail: fabio.gfranco@einstein.br

Médico e diretor clínico do Residencial Israelita Albert Einstein. Responsável pelo acompanhamento desta pesquisa no RIAE.

Downloads

Publicado

2015-06-30

Como Citar

Braga, A. A., Bestetti, M. L. T., & Franco, F. G. de M. (2015). O Conforto na Ambiência de Idosos Moradores em Instituições de Longa Permanência. Revista Kairós-Gerontologia, 19(2), 327–347. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p327-347

Edição

Seção

Artigos