Percepção do idoso diabético sobre o papel da família no tratamento

Autores

  • Renata Borsaro Monteiro de Souza Psicologia. Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil, UniCeub. Brasília, DF.
  • Sergio Henrique de Souza Alves Psicologia, Instituto de Educação Superior de Brasília, e do Centro Universitário de Brasília, UniCeub. Brasília, DF.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p349-370

Palavras-chave:

Diabetes tipo 2, Tratamento, Família.

Resumo

O objetivo da pesquisa foi conhecer a percepção dos idosos diabéticos acerca da participação da família em seu tratamento. Participaram seis idosos que responderam a uma entrevista semiestruturada. Constataram-se maiores dificuldades em relação à adesão alimentar e ao exercício físico. Foi observada a importância do envolvimento familiar no alcance do controle glicêmico e na qualidade de vida dos entrevistados, e que a família necessita ser apoiada para que consiga desempenhar o papel de diligente.

 

Biografia do Autor

Renata Borsaro Monteiro de Souza, Psicologia. Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil, UniCeub. Brasília, DF.

Graduação em Pedagogia, Universidade de Uberaba, MG. Graduação em Psicologia.  Centro Universitário de Brasília, UniCEUB, Brasil, UniCeub. Brasília, DF.

 

Sergio Henrique de Souza Alves, Psicologia, Instituto de Educação Superior de Brasília, e do Centro Universitário de Brasília, UniCeub. Brasília, DF.

Graduação em Psicologia, Universidade de Brasília. Mestrado e Doutorado em Psicologia, Universidade de Brasília. Professor Titular do Instituto de Educação Superior de Brasília, e do Centro Universitário de Brasília, UniCeub. Brasília, DF.

 

Downloads

Publicado

2016-06-30

Como Citar

Souza, R. B. M. de, & Alves, S. H. de S. (2016). Percepção do idoso diabético sobre o papel da família no tratamento. Revista Kairós-Gerontologia, 19(2), 349–370. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2016v19i2p349-370

Edição

Seção

Artigos