Desafios para a política de saúde num quadro de transição demográfica no interior de Portugal

Autores

  • Alexandre Morais Nunes Ciências Sociais, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP, Universidade de Lisboa. Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP, Universidade de Lisboa. Assessor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal. E-mail: anunes@iscsp.ulisboa.pt; alexandre.nunes@ms.gov.pt.
  • Manuel Lourenço Nunes Departamento de Ciências Médicas na Universidade da Beira Interior. Investigador integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento, sediado na Universidade da Beira Interior. Responsável pela área da Qualidade e Segurança do Doente na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.
  • Andreia Afonso de Matos Administração Pública, Especialidade de Administração da Saúde, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP, Universidade de Lisboa.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p27-47

Palavras-chave:

Política de saúde, Transição demográfica, Necessidades dos cidadãos, Reformas na Saúde.

Resumo

O interior de Portugal está vivendo um envelhecimento demográfico. Este trabalho tem como objetivo analisar as transições demográficas ocorridas numa região do interior rural de Portugal, e discutir os desafios para a política de saúde nessa região que atravessou um período de crise econômica. Para atingir esses objetivos, foram utilizados dados dos sistemas de informação do Ministério da Saúde, e foram realizadas entrevistas com os principais atores da política de saúde nacional e local. Como resultados, ficou claro que existiu um reforço de investimento nos cuidados de saúde, mas também se verificaram baixas das taxas de fecundidade, natalidade e mortalidade, e um crescimento da esperança média de vida. Para agravar, houve um aumento do desemprego, uma redução do rendimento. Passada a crise, as modificações demográficas exigem uma nova resposta e uma ação imediata de novas políticas de saúde para superar as suas sequelas.

Biografia do Autor

Alexandre Morais Nunes, Ciências Sociais, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP, Universidade de Lisboa. Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP, Universidade de Lisboa. Assessor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal. E-mail: anunes@iscsp.ulisboa.pt; alexandre.nunes@ms.gov.pt.

PHD em Ciências Sociais, Especialidade de Administração da Saúde, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP, Universidade de Lisboa. Mestre em Administração da Saúde, ISCSP, ULISBOA, Portugal. Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP, Universidade de Lisboa. Investigador integrado do Centro de Administração e Políticas Públicas, ISCSP, Universidade de Lisboa. Assessor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal.

 

Manuel Lourenço Nunes, Departamento de Ciências Médicas na Universidade da Beira Interior. Investigador integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento, sediado na Universidade da Beira Interior. Responsável pela área da Qualidade e Segurança do Doente na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

Manuel Lourenço Nunes – PhD em Biomedicina e Especialista em Gestão de Unidades de Saúde, pela Universidade da Beira Interior. Professor Associado Convidado do Departamento de Ciências Médicas na Universidade da Beira Interior. Investigador integrado do Centro de Investigação e Desenvolvimento, sediado na Universidade da Beira Interior. Responsável pela área da Qualidade e Segurança do Doente na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco.

 

Andreia Afonso de Matos, Administração Pública, Especialidade de Administração da Saúde, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP, Universidade de Lisboa.

Doutoranda em Administração Pública, Especialidade de Administração da Saúde, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, ISCSP, Universidade de Lisboa. 

 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Nunes, A. M., Nunes, M. L., & Matos, A. A. de. (2017). Desafios para a política de saúde num quadro de transição demográfica no interior de Portugal. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 27–47. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p27-47

Edição

Seção

Artigos