Envelhecimento ativo em Portugal: desafios e oportunidades na saúde

Autores

  • Alexandre Morais Nunes Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa. Assessor /Technical advisor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p49-71

Palavras-chave:

Demografia, Saúde, Envelhecimento ativo e saudável.

Resumo

As mudanças na sociedade portuguesa e a melhoria das condições de vida da população tiveram impactos positivos nos resultados em saúde dos portugueses, que geraram uma melhoria da expectativa de vida, uma maior longevidade (viver mais anos) e, por consequência, um progressivo envelhecimento da população. No presente artigo, apresentam-se os desafios e as oportunidades da transição demográfica registada em Portugal. 

Biografia do Autor

Alexandre Morais Nunes, Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa. Assessor /Technical advisor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal.

PHD em Ciências Sociais, Especialidade de Administração da Saúde, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa.  Mestre em Administração da Saúde, ISCSP, ULISBOA, Portugal. Professor Auxiliar Convidado no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa. Assessor /Technical advisor do Ministro da Saúde. Área da Administração de Serviços de Saúde. ‎Ministério da Saúde de Portugal. Lisboa, Portugal. 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Nunes, A. M. (2017). Envelhecimento ativo em Portugal: desafios e oportunidades na saúde. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 49–71. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p49-71

Edição

Seção

Artigos