Perfil de saúde de idosos adventistas que ultrapassaram a expectativa de vida

Autores

  • Ranier Nogueira dos Santos Enfermagem. UNASP-SP
  • Leslie Andrews Portes Ciências da Saúde (Dep. de Medicina - Cardiologia: Fisiologia Cardíaca, UNIFESP-EPM). Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, UNASP-Centro Universitário Adventista de São Paulo.
  • Fábio Marcon Alfieri Ciências Médicas. Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP-SP, Brasil. Graduação em Fisioterapia. Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Fisioterapeuta e Mestre em Fisioterapia, Universidade Metodista de Piracicaba.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p175-194

Palavras-chave:

Idoso, Longevidade, Avaliação funcional, Estado nutricional, Medo de cair, Funcionalidade.

Resumo

O objetivo deste estudo foi verificar aspectos do perfil de saúde de idosos adventistas do sétimo dia que ultrapassaram a expectativa média de vida. O estudo realizado foi analítico observacional transversal. Participaram da pesquisa 90 idosos com média de idade de 82,9 anos. A coleta de dados consistiu na aplicação dos seguintes instrumentos de avaliação: o mini-exame do estado mental (MEEM), questionário sócio- demográfico para conhecer o perfil social; mini-avaliação nutricional (MAN), e a Escala Internacional de Eficácia de Quedas (FES). As atividades básicas da vida diária (AVDB) foram avaliadas pela escala funcional de Katz e a Escala de Lawton e Brody de atividades instrumentais de vida diária (AIVD). A maioria dos idosos entrevistados era de brancos, casados, com 7,3 anos de estudos, aposentados, filhos de pais longevos e do sexo masculino. A doença mais prevalente foi a hipertensão arterial. A carga de doenças foi de 3,2 doenças. A pontuação na Escala de Katz foi de 6,3±0,8 pontos, na Escala de Lawton e Brody de 25,1±3,8, na Escala FES foi de 24,7±10,4 e na MAN de 11,7±1,3 pontos. Não houve diferença ao serem comparados homens em relação a mulheres. Ao serem feitas as correlações entre as variáveis estudadas, houve muitas correlações significantes, porém fracas. Apenas 4 correlações foram consideradas moderadas. Correlação positiva entre AIVD e MEEM, entre AIVD e MAN, Correlação inversa entre AIVD e FES e AIVD e ABVD.

 

Biografia do Autor

Ranier Nogueira dos Santos, Enfermagem. UNASP-SP

Graduado em Enfermagem pelo UNASP-SP; Especialista em Programa Saúde da Família, UNIFESP/EPM; Especialista em Gestão de Serviços e Programas de Saúde, UNIUBE-MG; Mestrado Profissional em Promoção da Saúde pelo UNASP-SP. Área de pesquisa: promoção da saúde, exercícios, perfil de saúde associado à pessoa idosa.

 

Leslie Andrews Portes, Ciências da Saúde (Dep. de Medicina - Cardiologia: Fisiologia Cardíaca, UNIFESP-EPM). Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, UNASP-Centro Universitário Adventista de São Paulo.

Doutorando em Ciências da Saúde (Dep. de Medicina - Cardiologia: Fisiologia Cardíaca, UNIFESP-EPM), Fisiologista do Exercício (UNIFESP-EPM), Graduado em Educação Física, Universidade Metodista de Piracicaba. Professor do Curso de Mestrado em Promoção da Saúde, UNASP-Centro Universitário Adventista de São Paulo. Coordenador do LAFEX - Laboratório de Fisiologia do Exercício. Membro do GEFEV: Grupo de Pesquisa em Exercício Físico, Estilo de Vida e Promoção da Saúde (CNPq).

 

Fábio Marcon Alfieri, Ciências Médicas. Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP-SP, Brasil. Graduação em Fisioterapia. Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Fisioterapeuta e Mestre em Fisioterapia, Universidade Metodista de Piracicaba.

Fábio Marcon Alfieri – Pós-Doutorado e Doutorado em Ciências Médicas, Universidade de São Paulo, Brasil. Professor titular do Centro Universitário Adventista de São Paulo, UNASP-SP, Brasil. Docente da Graduação em Fisioterapia e Docente e Coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP). Fisioterapeuta e Mestre em Fisioterapia, Universidade Metodista de Piracicaba. E-mail: fabio.alfieri@ucb.org

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Santos, R. N. dos, Portes, L. A., & Alfieri, F. M. (2017). Perfil de saúde de idosos adventistas que ultrapassaram a expectativa de vida. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 175–194. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p175-194

Edição

Seção

Artigos