Perfil de morbidade e custos hospitalares com idosos no estado de Pernambuco

Autores

  • Alaine Santos Santos Fisioterapia. Gestão Pública, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF.
  • Alanny Santos Parente Administração. Gestão Pública, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.
  • Michelle Christin Araújo Vieira Enfermagem. Saúde Pública. Docente na Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p71-91

Palavras-chave:

Hospitalização, Perfil de saúde, Saúde do idoso.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever o perfil de morbidade e custos de internações hospitalares com idosos no estado de Pernambuco, Brasil, no período de 2008 a 2016. Trata-se de estudo descritivo, com recorte transversal e abordagem quantitativa, por meio do qual se pôde verificar, ao longo dos anos em análise, uma taxa crescente de gastos hospitalares, destacando-se como doenças que mais oneraram o sistema público as doenças do aparelho circulatório, respiratório e neoplasias. Tais resultados sugerem a necessidade de maiores esforços em prevenção para as principais morbidades que acometem essa população.

 

Biografia do Autor

Alaine Santos Santos, Fisioterapia. Gestão Pública, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF.

Fisioterapeuta; Residência em Saúde Coletiva, com ênfase em Gestão de Redes. Pós-Graduanda em Gestão Pública, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF. Mestranda em Saúde Pública, Instituto Aggeu Magalhães, Fiocruz, PE. Petrolina, PE, Brasil.

 

Alanny Santos Parente, Administração. Gestão Pública, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Graduada em Administração. Pós-graduanda em Gestão Pública, Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

 

Michelle Christin Araújo Vieira, Enfermagem. Saúde Pública. Docente na Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

Enfermeira. Doutora em Saúde Pública, Instituto de Saúde Coletiva, ISC, Universidade Federal da Bahia, UFBA. Docente na Universidade Federal do Vale do São Francisco, UNIVASF, Petrolina, PE, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Santos, A. S., Parente, A. S., & Vieira, M. C. A. (2018). Perfil de morbidade e custos hospitalares com idosos no estado de Pernambuco. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 71–91. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p71-91

Edição

Seção

Artigos