Acompanhamento por telefone de idosos submetidos a cirurgias de coxa e quadril: Estudo-piloto

Rosimere Ferreira Santana, Aluane dos Santos Cardozo, Isamara da Conceição Moraes da Rocha, Keila Mara Cassiano, Shimmenes Kamacael Pereira, Raquel Dantas Vaqueiro

Resumo


Este estudo-piloto analisa o acompanhamento por telefone comparado ao tratamento convencional em idosos no pós-operatório de cirurgias de coxa e quadril. Observou-se uma redução sob o ponto de vista clínico entre a primeira e a última avaliação para “perda do apetite sem náuseas”, “dificuldade para movimentar-se” e “fadiga”. Houve tendência de queda da “dor” e da “infecção pós-operatória no local da incisão". As atividades de intervenção exercidas através do telefone mostram-se acessíveis à população, com boa adesão e baixo custo.


Palavras-chave


Teleenfermagem; Enfermagem Geriátrica; Saúde do Idoso.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p389-405

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.