O idoso e o uso da tecnologia – uma revisão sistemática da literatura

Autores

  • Kelly Cristina Barbosa Levi Alvim Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.
  • Fernanda de Sousa Rocha Psicologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.
  • Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gerontologia e da Graduação em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Coordenadora no Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p295-313

Palavras-chave:

Idoso, Inclusão Digital, Qualidade de vida.

Resumo

O advento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) promoveu melhorias para a saúde do idoso, que, com o aumento da longevidade, marcou sua participação na era digital. O estudo apresenta a inserção do idoso no universo tecnológico e questiona a sua inclusão digital, respeitando as possíveis limitações ao processo de envelhecimento. A metodologia se sustenta na revisão sistemática de 16 artigos e uma dissertação, com à temática do idoso e da tecnologia, nos últimos 10 anos. Os resultados demonstram que, para melhor possibilidade e manutenção de qualidade de vida e lazer, programas e cursos de cunho pedagógico devem ser realizados.

 

Biografia do Autor

Kelly Cristina Barbosa Levi Alvim, Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.

Enfermeira, Mestre em Gerontologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.

 

Fernanda de Sousa Rocha, Psicologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.

Graduanda em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Membro do Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.

 

Isabelle Patriciá Freitas Soares Chariglione, Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gerontologia e da Graduação em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Coordenadora no Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.

Psicóloga, Docente do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Gerontologia e da Graduação em Psicologia, Universidade Católica de Brasília, UCB. Coordenadora no Grupo de Pesquisa CNPq NeuroCog-Idoso.

 

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Alvim, K. C. B. L., Rocha, F. de S., & Chariglione, I. P. F. S. (2017). O idoso e o uso da tecnologia – uma revisão sistemática da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 295–313. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p295-313

Edição

Seção

Artigos