Anais da V JORNADA DE ESTUDOS EM GERONTOLOGIA-Estratégias de Promoção do Envelhecimento Ativo.

Autores

  • Wilson José Alves Pedro Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p01-58

Palavras-chave:

V Jornada de Estudos em Gerontologia, Estratégias de Promoção do Envelhecimento Ativo, Diversidade da velhice.

Resumo

Nos dias 26 e 27 de outubro de 2016, realizou-se a quinta edição da Jornada de Estudos em Gerontologia – Estratégias de Promoção do Envelhecimento Ativo, tendo como tema central “DIVERSIDADE DA VELHICE”. Este evento na área da Gerontologia teve por objetivo promover reflexões e disseminar conhecimentos sobre a temática expressa no título: Promoção do Envelhecimento Ativo e Diversidade da Velhice. Em suas quatro edições anteriores (realizadas em 2010, 2011, 2012 e 2014 ) a Jornada de Estudos reuniu centenas de participantes – estudantes, pesquisadores, profissionais e comunidade em geral, disseminando saberes interdisciplinares e inter-setoriais sobre o processo de envelhecimento ativo. Esta edição transcendeu o nível local e regional, tendo participantes e parceiros de diversas universidades públicas e particulares, e grupos de pesquisas de diversos estados brasileiros (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pará, Tocantins), além de pesquisadores internacionais. Nas evidências e projeções da transição demográfica aponta-se que o ano de 2050 seja um “divisor de águas demográfico”. Estima-se que 20% da população mundial - mais de dois bilhões de pessoas terão 60+anos - ultrapassando o número de crianças e adolescentes abaixo de 15 anos. Enunciam-se também índices de concentração desta categoria social (60+anos) em 64 países, maior ou igual a 30% tanto nos países desenvolvidos, quanto nos países em processo de desenvolvimento, dentre eles países da América Latina, Ásia e China. Faz-se necessário um forte empreendimento no presente que articule: a produção de conhecimentos científicos e tecnológicos, a construção e o monitoramento de políticas públicas, a formação de recursos humanos, a divulgação científica interdisciplinar que promova a disseminação de um saber gerontológico. É preciso a construção de condições objetivas e subjetivas – individuais e coletivas - para a produção de uma cultura que ressignifique o processo de envelhecimento e as velhices em sua diversidade, fomentando a promoção da autonomia, da independência e da dignidade. É nesta perspectiva que a V Jornada de Estudos foi proposta pelos organizadores e construída coletivamente. No processo de sua organização buscou-se atingir os seguintes objetivos: a) a realização de um evento de divulgação científica aberto à comunidade, visando à disseminação do saber gerontológico sobre a diversidade da velhice e o processo de envelhecimento ativo; b) a promoção do diálogo e a da reflexão sobre a diversidade da velhice e algumas estratégias de promoção dos processos de envelhecimento ativo, neste cenário; c) a viabilidade de espaços de reflexão e encontros sobre a Gerontologia, congregando profissionais em formação, trabalhadores de áreas intersetoriais e comunidade em geral, bem como pesquisadores engajados nesta questão. Completam, ainda, os objetivos, a parceria e a articulação de rede local. A V Jornada contemplou diversas atividades: roda de conversa, palestras, mesa- redonda, comunicações de pesquisas, apresentações artísticas e intervenções culturais, reunindo mais de uma dezena de palestrantes, 128 participantes inscritos, 25 trabalhos apresentados na modalidade de comunicação coordenada, congregando dezenas de profissionais e pesquisadores envolvidos na produção de estudos e pesquisas financiadas por órgãos públicos de fomento. Seu produto final encontra-se sintetizado no presente Anais. A organização da V Jornada contou ainda com a participação de 38 membros em todo o processo de trabalho, subdividido em comissões (comitê gestor, comissão científica, comissão de graduandos e pós-graduandos, comissão artística e cultural). Os membros destas comissões foram indicados pelas associações e órgãos parceiros: da Associação de Pesquisas e Estudos sobre Envelhecimento, ASPEN; Associação Paulista de Saúde Pública, Núcleo São Carlos; Associação Brasileira de Gerontologia, ABG; d dos Centro Acadêmico e Empresa Júnior, Envelhescência, ambos do Curso de Graduação em Gerontologia. Contou ainda com o apoio com diversas unidades administrativas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), dentre elas: Departamento de Gerontologia (UFSCar) e Programa de Pós-Graduação Ciência Tecnologia e Sociedade (UFSCar), Pró-Reitoria de Extensão da UFSCar. A parceria com o SESC São Carlos e com a Gerência de Estudos e Programas da Terceira Idade do SESC/São Paulo e Unidade São Carlos foi fundamental nesta edição. Apesar de contarmos com o apoio da equipe local no planejamento, logística, divulgação e infra-estrutura (à qual registramos os agradecimentos), de maneira especial registramos a participação de Gabriela Neves e Celina Dias Azevedo (SESC São Paulo/SP) e Heber Augusto Tscherme e Camila Machado, SESC São Carlos/SP.

Biografia do Autor

Wilson José Alves Pedro, Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. São Carlos, SP.

Professor Adjunto IV do Departamento de Gerontologia da Universidade Federal de São Carlos. Coordenador do Programa de Pós-Graduação Ciência, Tecnologia e Sociedade, Mestrado e Doutorado (2014-2017). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade (desde 2008), do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos (desde 2012) e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia (desde 2016). Possui Pós-Doutorado no Instituto do Envelhecimento, Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde atuou como Investigador Visitante (2013/2014). Doutor (2002) e Mestre (1997) em Psicologia Social pela PUC-SP (2002). Especialista em Processos Educacionais na Saúde (com ênfase me facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, em 2014). É também Especialista em Administração de Recursos Humanos (1988). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela UNESP (1986/1984); Bacharel em Direito (1992) Líder do Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas em Gerontologia Social, onde desenvolve pesquisas sobre os aportes teóricos e metodológicos da gerontologia. A ênfase se dá na interdisciplinaridade e nos estudos sociais da ciência e tecnologia (CTS). Atualmente orienta estudos sobre as temáticas: envelhecimento ativo, prioridades de pesquisa no contexto do envelhecimento, aprendizagem ao longo da vida, desenvolvimento de competências, apropriação da gerontotecnologia, gestão, aposentadoria e trabalho, protagonismo social no contexto do envelhecimento. Tem ampla trajetória na formação de recursos humanos para a área da saúde pública, social e trabalho. Coordenador do Programa de Extensão em Gerontologia Gestão da Velhice saudável. É também Membro da Comissão Permanente de Avaliação UFSCar (desde 2013). Membro da Diretoria Associação de Estudos e Pesquisa sobre Envelhecimento, ASPEN (desde 2014) e Membro do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Estudos Sociais das Ciências e das Tecnologias ESOCITE.BR (2016-2017). Parecerista ad hoc de periódicos nacionais e internacionais.

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Publicado

2017-03-30

Como Citar

Pedro, W. J. A. (2017). Anais da V JORNADA DE ESTUDOS EM GERONTOLOGIA-Estratégias de Promoção do Envelhecimento Ativo. Revista Kairós-Gerontologia, 20(1), 01–58. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i1p01-58

Edição

Seção

Anais