FAMÍLIA E AUTONOMIA DE IDOSOS DEPENDENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Arianna Oliveira Santana Lopes Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA; Faculdade Independente do Nordeste; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Luiza Rocha Brito Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA; Faculdade Independente do Nordeste; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Gabriella Ribeiro dos Santos Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA; Faculdade Independente do Nordeste; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Alessandra Souza de Oliveira Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA; Faculdade Independente do Nordeste; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Renato Novaes Chaves Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA; Faculdade Independente do Nordeste; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Larissa Chaves Pedreira Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA; Faculdade Independente do Nordeste; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)
  • Luciana Araújo Reis Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFBA; Faculdade Independente do Nordeste; Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB)

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21iEspecial24p7

Palavras-chave:

Idoso, Família, Autonomia

Resumo

É indiscutível e de extrema relevância o papel da família no cuidado ao idoso para um envelhecimento sadio e ativo. No entanto, a funcionalidade familiar pode ser afetada por diversos fatores que interferem na harmonia e no equilíbrio da relação e na permanência da autonomia. O objetivo do estudo é relatar a influência familiar na autonomia e privacidade do idoso nas visitas domiciliares. Trata-se de um relato de experiência das visitas domiciliares realizadas com 43 idosos em bairros periféricos de uma cidade do interior da Bahia, no período de julho a novembro de 2017, por estudantes de um grupo de pesquisa. Nas visitas domiciliares, os idosos eram solicitados a responderem os instrumentos da pesquisa sobre funcionalidade do idoso e da família, suporte social e violência. Pôde-se observar que os idosos, ao responderem os instrumentos solicitados, apresentavam um comportamento receoso em muitos momentos, o que resultava na omissão de algumas respostas que poderiam expor sua família. Visivelmente, a harmonia da casa era comprometida e a privacidade do idoso não era respeitada, os idosos demonstraram constrangimento com a possível reação do familiar frente a suas respostas ao entrevistador. Observou-se também que, muitas vezes, a autonomia do idoso não era incentivada, principalmente no que diz respeito aos cuidados básicos de vida diária; durante as visitas, o cuidador dificultava a permanência do idoso sozinho, no momento da entrevista; em alguns casos, tentava responder pelo idoso, ou ainda persuadi-lo nas respostas, referindo em alguns casos que o mesmo não iria conseguir se comunicar. Através dessa experiência, foi possível observar relações familiares comprometidas com a limitação dos idosos pelos cuidadores que não respeitavam os desejos e privacidade dos idosos dependentes. Fica evidente a necessidade de compreender, discutir, e investir em estratégias com os cuidadores, que busquem preservar a autonomia desses idosos, para que se sintam valorizados e independentes.

Downloads

Como Citar

Lopes, A. O. S., Brito, L. R., dos Santos, G. R., de Oliveira, A. S., Chaves, R. N., Pedreira, L. C., & Reis, L. A. (2018). FAMÍLIA E AUTONOMIA DE IDOSOS DEPENDENTES: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Kairós-Gerontologia, 21(Especial24), 7. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21iEspecial24p7

Edição

Seção

Relato de Experiência