A MAGNETOTERAPIA NO ALÍVIO DA DOR MUSCULOESQUELÉTICA DE IDOSOS PARTICIPANTES DE UMA AÇÃO SOCIAL

Nadine Timóteo de Oliveira, Maria das Mercês Batista de Sousa, Katia Dutra, Andressa Andrade Teymey, Priscilla Fernandes França, Albênica Paulino dos Santos Bontempo

Resumo


A magnetoterapia é uma técnica milenar e um tratamento natural não invasivo que utiliza ímãs e seus campos magnéticos para aumentar a interação celular de algumas células e substâncias corporais, como a água, de forma a obter efeitos como diminuição da dor, aumento da regeneração celular ou redução da inflamação. Objetivou-se observar o efeito da magnetoterapia para o alívio da dor musculoesquelética em idosos. Durante uma ação social organizada por estagiário do curso de fisioterapia da Universidade Paulista, UNIP, voltada para a comunidade de idosos da cidade de Taguatinga, Distrito Federal, foram realizados atendimentos para o alívio da dor. Uma das técnicas utilizadas foi a magnetoterapia, tratamento por meio de ímas. Assim, 15 idosos que apresentavam dor em diferentes partes do corpo (lombalgia, cervicalgia, dor no ombro e joelho) receberam atendimento. Foram utilizados ímãs bipolares de neodímio 3000 gauss, com diâmetro de 08x02mm, presos ao corpo com esparadrapo micropore. Os idosos foram acompanhados por telefone após o atendimento por sete dias. Todos os idosos relataram alívio da dor; alguns relataram cura completa. Os imãs, criam um campo eletromagnético que aumenta a circulação do sangue na área aplicada, diminuindo as dores, inflamações e aumentando o poder de alto-cura de forma natural. Pode ser usado em qualquer parte do corpo onde haja rigidez, dor e inflação, sendo contraindicado a portadores de marcapasso, e em casos de oncologia. Este tema deve ser utilizado em pesquisas futuras, visto que os resultados foram promissores e é uma técnica de baixo custo.

Palavras-chave


Magnetoterapia; Ímã; Idoso; Fisioterapia; Dor

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21iEspecial24p11

Métricas do artigo

Carregando Métricas ...

Metrics powered by PLOS ALM


Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.