ATUAÇÃO DA FISIOTERAPIA EM SAÚDE COLETIVA NA PREVENÇÃO DE DISFUNÇÕES PERINEAIS

Inataniel da Silva de Aquino, Odilene Silva Arantes, Paula Amanda Alves Silva, Thais Karina Cardozo de Sousa, Andressa Andrade Teymey, Priscilla Fernandes França, Albênica Paulino dos Santos Bontempo

Resumo


A Saúde Coletiva envolve os conceitos de promoção da saúde e prevenção de doenças na atenção primária. Com base neste conceito, orientações sobre o períneo são importantes para prevenção de disfunções miccionais, fecais e sexuais. Objetiva-se levar orientações sobre disfunções perineais para mulheres idosas participantes de uma ação social voltada à saúde da mulher. Roda de conversa que aconteceu durante uma ação social organizada pelos alunos do curso de graduação em fisioterapia da Universidade Paulista, UNIP-Brasília, em 15/03/2018, na Associação dos Idosos de Taguatinga, com a participação dos idosos da Universidade do Envelhecer, UniSer. Na roda de conversa, as idosas receberam orientações sobre a saúde do períneo. Os temas abordados foram anatomia do assoalho pélvico, incontinências urinária e fecal, e disfunções sexuais com exposição de imagens explicativas. Os idosos se mostraram receptivos ao tema e participativos. Foi possível esclarecer muitas dúvidas, dentre elas, a de que a perda de urina NÃO é um processo natural do envelhecimento, apesar de ser uma queixa comum entre as idosas. Assim, as participantes receberam novos conceitos sobre o envelhecimento e o cuidado com a saúde do períneo, além da recomendação de buscar um fisioterapeuta para avaliar a função perineal. Ações como esta têm um forte impacto na sociedade e devem ser incentivadas, de modo a colocar o indivíduo idoso como um protagonista do processo de cuidados com sua própria saúde, por meio da prevenção.

Palavras-chave


Saúde Coletiva; Fisioterapia; Idoso; Períneo; Disfunção Perineal

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21iEspecial24p12

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.