Sobrecarga dos cuidadores familiares de idosos com dependência funcional.

Matheus Souza Santana, Daniela Lacerda de Oliveira, Marle Moura Santos, Rodrigo Leite Rangel, Renato Novaes Chaves, Luciana Araújo dos Reis

Resumo


O objetivo foi avaliar a sobrecarga dos cuidadores familiares de idosos com dependência funcional. Pesquisa quantitativa, descritiva, transversal, realizada com 50 idosos e seus cuidadores familiares da cidade de Caculé, BA, em quatro unidades de saúde da família. Os resultados demonstram que a sobrecarga foi maior no Mecanismo de Eficácia e Controle (82%), Suporte Familiar (90%) e Satisfação com o Papel e com o Familiar (86%). Dessa forma, existem níveis de sobrecarga relacionados ao cuidado prestado ao idoso com dependência funcional.

 


Palavras-chave


Cuidadores; Assistência Domiciliar; Envelhecimento; Idoso Fragilizado.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p337-353

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.