Preferências em tomada de decisão em fim de vida: a perspetiva de mulheres e homens idosos portugueses

Autores

  • Ana Abrantes Psicologia. Universidade de Aveiro, Portugal, Campus Universitário de Santiago.
  • Liliana Sousa Departamento de Educação e Psicologia; CINTESIS, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. Universidade de Aveiro, Portugal, Campus Universitário de Santiago.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p31-52

Palavras-chave:

Fim de vida, Idosos, Género, Tomada de decisão, Preferências.

Resumo

Atualmente, a maioria das mortes ocorre nos grupos etários mais velhos na sequência de uma doença crónica em fase terminal. O objetivo deste estudo é analisar - em idosos jovens (65-74 anos), em situação hipotética de doença terminal, comparando homens e mulheres - suas preferências sobre receber informação e tomada de decisão. A amostra envolve 60 participantes, 30 homens e 30 mulheres. Administrou-se por entrevista presencial a versão para a população portuguesa do Inquérito Pan-Europeu, PRISMA. Os principais resultados indicam que homens e mulheres: gostariam de ser informada sobre o tempo de vida limitado, sintomas e problemas, e opções dos cuidados; preferem o autoenvolvimento em situação de capacidade decisional. Em termos de tomada de decisão, os homens (por comparação com as mulheres) mostram mais preferência pelo envolvimento do cônjuge. Conhecer as preferências de pessoas idosas, homens e mulheres, contribui para que os profissionais de saúde possam prestar cuidados em fim de vida mais ajustados.

 

Biografia do Autor

Ana Abrantes, Psicologia. Universidade de Aveiro, Portugal, Campus Universitário de Santiago.

Psicóloga. Mestre em Psicologia da Saúde e Reabilitação Neuropsicológica, Universidade de Aveiro, Portugal, Campus Universitário de Santiago, 3810-193. Aveiro, Portugal.

 

Liliana Sousa, Departamento de Educação e Psicologia; CINTESIS, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. Universidade de Aveiro, Portugal, Campus Universitário de Santiago.

Professora Associada, Departamento de Educação e Psicologia; CINTESIS, Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde. Universidade de Aveiro, Portugal, Campus Universitário de Santiago, 3810-193. Aveiro, Portugal.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Abrantes, A., & Sousa, L. (2018). Preferências em tomada de decisão em fim de vida: a perspetiva de mulheres e homens idosos portugueses. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 31–52. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p31-52

Edição

Seção

Artigos