Quedas da pessoa idosa – Repercussão para o cuidar no ambiente familiar-domiciliar

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Enfermagem, Depart. de Saúde II/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB).
  • Tiele Pires dos Santos Enfermagem, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p53-72

Palavras-chave:

Saúde do idoso, Acidentes por quedas, Família, Cuidados, Enfermagem em Saúde Comunitária.

Resumo

Objetiva-se, neste estudo, conhecer como a família se reorganiza para o processo de cuidar e viver com o ente parental, pessoa idosa, em estado de fragilidade por queda no ambiente domiciliar; e, verificar o grau de conhecimento da família sobre o processo de cuidar da pessoa idosa fragilizada por quedas. Como método: pesquisa de perspectiva crítico-interpretativo, no enlace da pesquisa-ação, realizada entre set./2013 e abr./2014. Os participantes foram três idosos e três cuidadores familiares. Como resultados, acena-se para o olhar atencioso às atividades instrumentais da vida diária pós-queda da dinâmica familiar, no que concerne à remodelação dos modos de vida para vencer o medo de um novo episódio de queda, e ao cuidado da família em sua globalidade para evitar desvio de saúde. Conclui-se que medidas promotoras para um envelhecer saudável e mais seguro sejam de compartilhamento sociocultural à qualidade de saúde e vida das pessoas.

 

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Enfermagem, Depart. de Saúde II/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB).

Professora MS, Ph.D. em Enfermagem, Titular do Depart. de Saúde II/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de pesquisa: Família em seu ciclo vital. Coord. do Programa  NIEFAM.  

 

Tiele Pires dos Santos, Enfermagem, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Jequié, Brasil.

Graduada em Enfermagem, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Especialista em Emergência e UTI pela Fundação Visconde de Cairu. Membro Colaborador do Programa NIEFAM. Linha de Pesquisa: Família em seu ciclo vital,  Jequié, Brasil.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Silva, L. W. S. da, & Santos, T. P. dos. (2018). Quedas da pessoa idosa – Repercussão para o cuidar no ambiente familiar-domiciliar. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 53–72. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p53-72

Edição

Seção

Artigos