Correlação entre qualidade de vida e independência funcional de idosos institucionalizados.

Autores

  • Gessica Bordin Viera Schlemmer Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Fisioterapia. Associação Franciscana de Assistência à Saúde, Brasil.
  • Aline dos Santos Machado Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.
  • Tamires Daros dos Santos Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Universidade Federal de Santa Maria.
  • Deise Iop Tavares Mestranda no Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria. Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Domiciliar. E-mail:
  • Magrid Müller Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é fisioterapeuta da clínica de fisioterapia pasin.
  • Marisa Bastos Pereira Professor Associado, Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, exerce a função de Chefe da Unidade de Reabilitação do HUSM/EBSERH.
  • Melissa Medeiros Braz Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, membro do Colegiado do Curso e Coordenadora do Estágio em Fisioterapia.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p411-426

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência para Idoso, Qualidade de Vida, Idoso.

Resumo

O presente estudo teve por objetivo investigar a possível relação entre a qualidade de vida e a independência funcional em idosos institucionalizados de Santa Maria, RS. Trata-se de um estudo observacional, transversal, quantitativo, realizado em seis instituições de longa permanência, filantrópicas e privadas, localizadas no município de Santa Maria, RS. Após aprovação do Comitê de Ética e Pesquisa com Seres Humanos da Universidade Federal de Santa Maria (parecer n.º 1.737.474), foram utilizados os questionários WHOQOL-bref e Índice de Katz. A satisfação com a saúde (WHOQOL-bref) apresentou uma correlação negativa moderada com a independência funcional (índice de Katz), ou seja, quanto mais satisfeito com a saúde era o idoso, maior era sua independência funcional.

Biografia do Autor

Gessica Bordin Viera Schlemmer, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Fisioterapia. Associação Franciscana de Assistência à Saúde, Brasil.

Mestrado em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil. Fisioterapeuta (Centro Tratamento Intensivo), Associação Franciscana de Assistência à Saúde, Brasil.

Aline dos Santos Machado, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.

Fisioterapeuta, Mestranda em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM, Santa Maria, RS, Brasil.
.

Tamires Daros dos Santos, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Universidade Federal de Santa Maria.

Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Distúrbios da Comunicação Humana. Mestre em Reabilitação Funcional, Universidade Federal de Santa Maria. Linha de pesquisa: Processos de avaliação e intervenções em reabilitação cardiorrespiratória e metabólica. Especialista em Reabilitação Físico Motora, Universidade Federal de Santa Maria. Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil.

Deise Iop Tavares, Mestranda no Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria. Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Domiciliar. E-mail:

Mestranda no Pós-Graduação em Gerontologia, Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Reabilitação Físico-Motora, Universidade Federal de Santa Maria, UFSM. Graduada em Fisioterapia, Universidade Franciscana. Tem experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Fisioterapia Domiciliar.

Magrid Müller, Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é fisioterapeuta da clínica de fisioterapia pasin.

Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria, Aperfeiçoamento em fisioterapia dermato-funcional pelo Centro de Estudos e Qualidade de Vida. Aperfeiçoamento em RPG-Reeducação Postural Global, Centro de Estudos e Qualidade de Vida. Aperfeiçoamento em I Curso Internacional sobre Climatério, Instituto de Saúde Reprodutiva de Santa Maria, Aperfeiçoamento em curso de shantala e relaxamento, Universidade Federal de Santa Maria. Aperfeiçoamento em curso de estética corporal, Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente é fisioterapeuta da clínica de fisioterapia pasin. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional.

Marisa Bastos Pereira, Professor Associado, Universidade Federal de Santa Maria. Atualmente, exerce a função de Chefe da Unidade de Reabilitação do HUSM/EBSERH.

Professor Associado, Universidade Federal de Santa Maria. Doutorado em Ciências da Saúde, Universidade de Brasília. Mestrado em Gerontologia, Centro de Educação Física e Desportos, CEFD. Mestrado em Reabilitação Funcional, CCS/UFSM. Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Maria. Especialização em Administração Hospitalar, Especialização Cardiorrespiratória, Especialização Pneumofuncional. Graduação em Fisioterapia, Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Fisioterapia Respiratória ambulatorial, unidades de internação hospitalar, pacientes críticos e na área de Saúde do Idoso. Atuação na graduação em Fisioterapia e pós-graduação em Residência multiprofissional, Hospital Universitário de Santa Maria, Especialização Físico-motora, no Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia. Atualmente, exerce a função de Chefe da Unidade de Reabilitação do HUSM/EBSERH.

Melissa Medeiros Braz, Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, membro do Colegiado do Curso e Coordenadora do Estágio em Fisioterapia.

Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, membro do Colegiado do Curso e Coordenadora do Estágio em Fisioterapia. Doutorado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Mestrado em Engenharia de Produção, Universidade Federal de Santa Catarina. Graduação em Fisioterapia, Universidade do Estado de Santa Catarina. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Saúde da Mulher, atuando principalmente nos seguintes temas: fisioterapia, incontinência urinária, sexualidade, mastectomia, comunidade, promoção da saúde, gestantes e idosas.

Downloads

Publicado

2018-03-30

Como Citar

Schlemmer, G. B. V., Machado, A. dos S., Santos, T. D. dos, Tavares, D. I., Müller, M., Pereira, M. B., & Braz, M. M. (2018). Correlação entre qualidade de vida e independência funcional de idosos institucionalizados. Revista Kairós-Gerontologia, 21(1), 411–426. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i1p411-426

Edição

Seção

Artigos