Avaliação dos benefícios auditivos, quanto ao uso de prótese auditiva em indivíduos idosos.

Angélica Cristina Pezzin Palheta, Cecília Leite Gomes, Suzane Cristina de Lima Filgueira, Izi Patrícia Pardal, Dyanara Stéphany Lemos Santos, Dulcineia Sampaio Azeredo

Resumo


A presbiacusia é um processo natural do envelhecimento. O uso de próteses auditivas permite a reabilitação do idoso, de modo a diminuir os impactos psicossociais. Participaram do estudo 27 idosos, que responderam ao questionário Hearing Handicap Inventory for the Elderly Screening Version (HHIE-S) ao receberem a prótese, e após três meses de uso. A diferença entre os escores pré- e pós-adaptação foi significante. Houve uma redução significativa do handicap auditivo após o uso da prótese por três meses.

 


Palavras-chave


Audição; Qualidade de vida; Otorrinolaringologia.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i3p445-458

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.