Assistência de enfermagem destinada a idosos institucionalizados em cuidados paliativos

Autores

  • Ana Gabriela Saraiva Grechi Enfermeira. Discente do Curso de Especialização em Gerontologia, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Daniela Aparecida Silva Rebouças Enfermeira. Docente do Curso de Especialização em Gerontologia, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.
  • Anny Caroline Dedicação Fisioterapeuta. Preceptora da Residência Multiprofissional em Gerontologia, Hospital Israelita Albert Einstein.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p431-442

Palavras-chave:

Instituição de Longa Permanência para Idosos, Cuidados Paliativos, Enfermagem, Saúde do idoso.

Resumo

Em decorrência do crescimento da população mundial idosa e, consequente aumento do número de indivíduos com doenças crônico-degenerativas, houve um incremento no número de idosos que passaram a residir em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). Para orientar e apoiar a família e ajudar o idoso recém-institucionalizado a adaptar-se às mudanças de vida impostas pelas doenças utilizam-se os Cuidados Paliativos (CP), promovidos por equipe multidisciplinar que deve reunir as habilidades exigidas, além de alta sensibilidade para estimar os cuidados necessários a esses pacientes. Estando a filosofia dos CP bem estabelecida, mas a pesquisa na área em fase de crescimento e consolidação, o presente trabalho objetivou sistematizar o conhecimento existente sobre as necessidades e a determinação dos CP de enfermagem para idosos institucionalizados. Após pesquisa descritivo-quantitativa, por meio de revisão narrativa de literatura, concluiu-se que há a necessidade urgente de uma reestruturação dos sistemas e formas de atendimento aos idosos, principalmente quanto à questão sociocultural, nítido que ainda não há como disponibilizar esse modelo de atendimento a toda a população. Concluiu-se que, em relação aos CP no âmbito das ILPIs, novos conceitos devem ser discutidos e novas medidas adotadas, visando à melhor qualidade de vida, conforto e dignidade, com determinação da conduta através de tratamento de modo pessoal e individualizado, elaborado e assistido por equipe multidisciplinar.

Biografia do Autor

Ana Gabriela Saraiva Grechi, Enfermeira. Discente do Curso de Especialização em Gerontologia, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

Enfermeira. Discente do Curso de Especialização em Gerontologia, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Daniela Aparecida Silva Rebouças, Enfermeira. Docente do Curso de Especialização em Gerontologia, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

Enfermeira. Docente do Curso de Especialização em Gerontologia, Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

 

Anny Caroline Dedicação, Fisioterapeuta. Preceptora da Residência Multiprofissional em Gerontologia, Hospital Israelita Albert Einstein.

Fisioterapeuta. Mestre em Fisioterapia, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar.  Preceptora da Residência Multiprofissional em Gerontologia, Hospital Israelita Albert Einstein.

E-mail: annydedicacao@hotmail.com; anny.dedicacao@einstein.br

Downloads

Publicado

2017-12-30

Como Citar

Grechi, A. G. S., Rebouças, D. A. S., & Dedicação, A. C. (2017). Assistência de enfermagem destinada a idosos institucionalizados em cuidados paliativos. Revista Kairós-Gerontologia, 20(4), 431–442. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2017v20i4p431-442

Edição

Seção

Artigos