Consumo alimentar e uso de preparações regionais por pessoas idosas: um estudo qualitativo

Autores

  • Raquel Machado Martin Graduanda em Nutrição. Faculdade de Nutrição. Universidade Federal de Pelotas, UFPel.
  • Ivana Loraine Lindemann Professora Doutora da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFF.
  • Chirle de Oliveira Raphaelli Nutricionista. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Federal de Pelotas, UFPel.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p193-213

Palavras-chave:

Consumo de alimentos, Comportamento alimentar, Idoso, Cultura, Culinária.

Resumo

Estudo qualitativo, etnográfico, realizado com oito pessoas idosas. Compreendeu os significados, os sentidos das ações, as experiências em relação às preparações regionais e a influência da família. Foram estruturadas perguntas norteadoras para embasar as entrevistas, que possibilitaram a observação de categorias envolvendo a família, as memórias e as preferências no consumo de algumas preparações; o contexto social como obstáculo em relação aos costumes que possuíam anteriormente; a valorização da comida como ato de socialização, carinho e união; memórias e costumes arraigados pelo contexto cultural como característica de cada grupo familiar e fator saúde como limitante da cultura alimentar.

 

Biografia do Autor

Raquel Machado Martin, Graduanda em Nutrição. Faculdade de Nutrição. Universidade Federal de Pelotas, UFPel.

Graduanda em Nutrição. Faculdade de Nutrição. Universidade Federal de Pelotas, UFPel.

 

Ivana Loraine Lindemann, Professora Doutora da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFF.

Professora Doutora da Universidade Federal da Fronteira Sul, UFF.

 

Chirle de Oliveira Raphaelli, Nutricionista. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Federal de Pelotas, UFPel.

Nutricionista. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos. Universidade Federal de Pelotas, UFPel.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Martin, R. M., Lindemann, I. L., & Raphaelli, C. de O. (2018). Consumo alimentar e uso de preparações regionais por pessoas idosas: um estudo qualitativo. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 193–213. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p193-213

Edição

Seção

Artigos