Análise do perfil neurogeriátrico de um grupo de idosos pertencentes a um plano de saúde do município de São Paulo, Brasil

Autores

  • Maria Elisa Gonzalez Manso Médica. Pós-Doutoranda em Gerontologia com concentração em Gerontologia Social, Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Gerontologia Social, PUC-SP. Professora titular Curso de Medicina Centro Universitário São Camilo. Orientadora docente da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento, LEPE, do Centro Universitário São Camilo São Paulo.
  • Jamile Rafaela Poltronieri de Sousa Psicóloga. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento, LEPE, do Centro Universitário São Camilo São Paulo.
  • Henrique Souza Barros de Oliveira Diretor e membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento, LEPE, do Centro Universitário São Camilo São Paulo.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p215-226

Palavras-chave:

Idosos, Depressão, Demência.

Resumo

A ampliação da expectativa de vida culmina com aumento das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) como demências e depressão. Através dos instrumentos Mini-Exame do Estado Mental (MEEM) e Teste do Desenho do Relógio (TDR) e da Escala de Depressão geriátrica (EDG), foi encontrado: 11% da amostra com déficit cognitivo importante pelo MEEM; 17,3% com risco de desenvolvimento de quadro demencial pelo TDR; e 28,21% com sintomas depressivos pela EDG.

 

Biografia do Autor

Maria Elisa Gonzalez Manso, Médica. Pós-Doutoranda em Gerontologia com concentração em Gerontologia Social, Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Gerontologia Social, PUC-SP. Professora titular Curso de Medicina Centro Universitário São Camilo. Orientadora docente da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento, LEPE, do Centro Universitário São Camilo São Paulo.

Maria Elisa Gonzalez Manso - Médica. Pós-Doutoranda em Gerontologia com concentração em Gerontologia Social, Doutora em Ciências Sociais e Mestre em Gerontologia Social, PUC-SP. Professora titular Curso de Medicina Centro Universitário São Camilo. Orientadora docente da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento, LEPE, do Centro Universitário São Camilo São Paulo.

E-mail: mansomeg@gmail.com

Jamile Rafaela Poltronieri de Sousa, Psicóloga. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento, LEPE, do Centro Universitário São Camilo São Paulo.

Psicóloga. Membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento, LEPE, do Centro Universitário São Camilo São Paulo.

 

Henrique Souza Barros de Oliveira, Diretor e membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento, LEPE, do Centro Universitário São Camilo São Paulo.

Diretor e membro da Liga de Estudos do Processo de Envelhecimento, LEPE, do Centro Universitário São Camilo São Paulo.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Manso, M. E. G., Sousa, J. R. P. de, & Oliveira, H. S. B. de. (2018). Análise do perfil neurogeriátrico de um grupo de idosos pertencentes a um plano de saúde do município de São Paulo, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 215–226. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p215-226

Edição

Seção

Artigos