Serviços de proteção básica e especial de assistência social aos idosos no município de Belém, PA

Autores

  • Aline Sandy Bastos Matos Bacharel em Enfermagem, Universidade do Estado Pará. Especialista em Saúde do Idoso, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, Universidade Federal do Pará.
  • Emanuele Cordeiro Chaves Bacharel em Enfermagem, Universidade do Estado Pará. Mestra e Doutoranda em Doenças Tropicais, Núcleo de Medicina Tropical, Universidade Federal do Pará.
  • Lúcia Helena Takase Gonçalves Doutora em Enfermagem, Professora aposentada da UFSC. Professora Visitante Sênior, CAPES, no Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Pará.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p253-266

Palavras-chave:

Seguridade Social, Idoso, Políticas Públicas.

Resumo

O presente estudo objetivou identificar a estrutura e a extensão dos serviços de proteção social básica e especial para idosos oferecidos no município de Belém, PA, Brasil. Trata-se de um estudo de cunho exploratório-descritivo, com abordagem qualitativa, utilizando a técnica de análise documental. Os serviços de proteção social para idosos em Belém são incipientes: ainda se encontram processos descontínuos, assim como falta de articulação entre os níveis de complexidade e entre a rede intersetorial.

 

Biografia do Autor

Aline Sandy Bastos Matos, Bacharel em Enfermagem, Universidade do Estado Pará. Especialista em Saúde do Idoso, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, Universidade Federal do Pará.

Bacharel em Enfermagem, Universidade do Estado Pará. Especialista em Saúde do Idoso, Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do Idoso, Universidade Federal do Pará.

 

Emanuele Cordeiro Chaves, Bacharel em Enfermagem, Universidade do Estado Pará. Mestra e Doutoranda em Doenças Tropicais, Núcleo de Medicina Tropical, Universidade Federal do Pará.

Bacharel em Enfermagem, Universidade do Estado Pará. Mestra e Doutoranda em Doenças Tropicais, Núcleo de Medicina Tropical, Universidade Federal do Pará.

 

Lúcia Helena Takase Gonçalves, Doutora em Enfermagem, Professora aposentada da UFSC. Professora Visitante Sênior, CAPES, no Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Pará.

Doutora em Enfermagem, Professora aposentada da UFSC. Professora Visitante Sênior, CAPES, no Programa de Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Pará.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Matos, A. S. B., Chaves, E. C., & Gonçalves, L. H. T. (2018). Serviços de proteção básica e especial de assistência social aos idosos no município de Belém, PA. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 253–266. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p253-266

Edição

Seção

Artigos