Perfil sociodemográfico e clínico dos idosos de um Centro de Convivência

Ronan Lacerda Barbosa, Teófilo Dorneles Claro dos Santos Silva, Marlon Ferreira Santos, Felipe Rodrigues de Carvalho, Rossana Vanessa Dantas de Almeida Marques, Edem Moura de Matos Junior

Resumo


O estudou delineou o perfil sociodemográfico e clínico dos idosos de um Centro de Convivência, tendo em vista que o processo de envelhecimento da população é um fenômeno mundial que tem ganhado relevância no Brasil. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas norteadas por formulário. Dentre outros achados, constatou-se predomínio de mulheres, baixa escolaridade, viuvez, prática de exercícios físicos, presença de doenças crônicas, elevada independência funcional, e baixos índices de sintomas depressivos. 

 


Palavras-chave


Envelhecimento; Centro de Convivência; Perfil.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p357-373

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.