Perfil dos Idosos do Centro-dia para Idosos “A Mão Branca”

Marianna Barbosa Yamaguchi, Juliana da Silva, Cristiane Lopes Lins, Maria Francisca da Conceição, Sidineia Santos de Oliveira, Adriana Camasmie, Leila Darcy Chade

Resumo


Em junho de 2016, a Associação Beneficente “A Mão Branca” de Amparo aos Idosos inaugurou um Centro-dia com a finalidade de atender idosos parcialmente dependentes. Este artigo tem o objetivo de apresentar indicadores relativos aos idosos beneficiários desse serviço, de junho de 2016 a setembro de 2017. Passaram pelo Centro 25 idosos com idade média de 84,3 anos, dois quais 67% são do sexo feminino. A principal procura pelo serviço foi pelos familiares, sendo que os motivos que os levaram a buscar o Centro-dia foram a ociosidade e a redução do convívio social com 72% dos casos, seguidos de 65% dos que apresentaram queixas relacionadas à memória. Fazem-se necessários novos estudos voltados a esta nova modalidade do cuidar.

 


Palavras-chave


Gerontologia; Centro-dia; Serviço Social; Longevidade; Qualidade de vida.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p393-405

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.