A Gerontologia e a Gastronomia: Uma experiência com imigrantes árabes

Autores

  • Elisa Paz Dalla Porta Tecnóloga em Gastronomia e acadêmica de Nutrição, Universidade Ritter dos Reis. Porto Alegre, RS.
  • Ibrahim Clós Mahmud Médico, Mestrando em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
  • Newton Luiz Terra Geriatra, Doutor em Gerontologia Biomédica, Docente no Programa de Pós-Graduação de Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p407-418

Palavras-chave:

Culinária, Assistência a Idosos, Gerontologia, Gastronomia.

Resumo

A Gastronomia é uma forma de expressão cultural. A cozinha árabe chegou ao Brasil no século XIX por meio dos imigrantes árabes da Síria e do Líbano. Partindo da atual definição de saúde, entende-se que a alimentação e as técnicas de culinária do idoso representam grande papel em seu estado de bem-estar e, com isso, a Gerontologia tende a utilizar a mesma como um espaço de socialização e expressão durante o envelhecer. O povo árabe tem em sua gastronomia um forte apego familiar e um anseio de conservar a sua cultura tradicional, visto que suas receitas são antiquíssimas e preservadas em sua forma original, firmando, assim, através dos seus hábitos alimentares, a importância da vida em família, a valorização da herança culinária de filhos, pais e avós. O objetivo deste artigo é identificar a propagação da gastronomia árabe e sua relação com a saúde dos imigrantes idosos, principalmente no estado do Rio Grande do Sul.

 

Biografia do Autor

Elisa Paz Dalla Porta, Tecnóloga em Gastronomia e acadêmica de Nutrição, Universidade Ritter dos Reis. Porto Alegre, RS.

Tecnóloga em Gastronomia e acadêmica de Nutrição, Universidade Ritter dos Reis. Porto Alegre, RS.

 

Ibrahim Clós Mahmud, Médico, Mestrando em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Médico, Mestrando em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Newton Luiz Terra, Geriatra, Doutor em Gerontologia Biomédica, Docente no Programa de Pós-Graduação de Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Geriatra, Doutor em Gerontologia Biomédica, Docente no Programa de Pós-Graduação de Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Dalla Porta, E. P., Mahmud, I. C., & Terra, N. L. (2018). A Gerontologia e a Gastronomia: Uma experiência com imigrantes árabes. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 407–418. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p407-418

Edição

Seção

Relato de Experiência