Propriedades Psicométricas do Inventário de Motivos para Migração na Aposentadoria

Autores

  • Silvana Correia Santos Pedagoga, Mestre em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ.
  • Lucia Helena de Freitas Pinho França – Psicóloga, PhD em Psicologia pela Universidade de Auckland (NZ). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ. E-mail: lucia.franca@gmail.com
  • Michelle Morelo Pereira Psicóloga, Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p91-112

Palavras-chave:

Processos de migração, Motivos, Aposentados, Construção de instrumento.

Resumo

Os processos migratórios podem ser definidos como um fenômeno composto por correntes populacionais que se deslocam de uma área para a outra. O objetivo deste estudo foi reunir evidências de validade para o Inventário de Motivos para Migração na Aposentadoria. Para tanto, foram elaborados 12 itens para avaliar os motivos que levam os aposentados a migrarem. O inventário foi aplicado a uma amostra de 284 aposentados, a maioria do sexo feminino (51,4%), residentes na Região dos Lagos no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. Os resultados da análise fatorial confirmatória indicaram que o instrumento possui três dimensões: Meio Ambiente, Lazer e Segurança (α = 0,82), Apoio Social (α = 0,72) e Mobilidade e Serviços (α = 0,56). Além disso, foram verificadas correlações destes motivos com outras variáveis, como relacionamento afetivo/conjugal e conhecimento prévio do local, sendo identificadas as correlações positivas e significativas de fracas a moderadas com o Inventário de Motivos para Migração. Este estudo disponibiliza aos investigadores do tema uma ferramenta para mensurar os motivos de migração no contexto nacional e municipal e na área acadêmica.


 

Biografia do Autor

Silvana Correia Santos, Pedagoga, Mestre em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ.

Pedagoga, Mestre em Psicologia do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ.

Lucia Helena de Freitas Pinho França, – Psicóloga, PhD em Psicologia pela Universidade de Auckland (NZ). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ. E-mail: lucia.franca@gmail.com

Psicóloga, PhD em Psicologia pela Universidade de Auckland (NZ). Professora titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ.

 

Michelle Morelo Pereira, Psicóloga, Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ.

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Salgado de Oliveira, UNIVERSO, Niterói, RJ.

 

Downloads

Publicado

2018-06-30

Como Citar

Santos, S. C., França, L. H. de F. P., & Pereira, M. M. (2018). Propriedades Psicométricas do Inventário de Motivos para Migração na Aposentadoria. Revista Kairós-Gerontologia, 21(2), 91–112. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i2p91-112

Edição

Seção

Artigos