A vivência em um condomínio para idosos sob a percepção de seus residentes

Autores

  • Marina Martins Souza Lima Enfermeira. Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Departamento de Enfermagem. Guarapuava, PR, Brasil.
  • Juliana Rodrigues Enfermeira. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Departamento de Enfermagem. Guarapuava, PR, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p77-94

Palavras-chave:

Idoso, Saúde do Idoso, Condomínio para idosos.

Resumo

O objetivo deste estudo foi descrever a percepção do residente, sobre sua vivência, em um condomínio para idosos. Estudo descritivo, com abordagem qualitativa, realizado em um município do sudoeste goiano. A amostra foi constituída por 18 idosos; destes, 8 eram do gênero feminino e 10 do masculino. Como resultados, destacou-se que, entre os motivos que levaram os idosos a residirem no condomínio, foi por deixar de pagar aluguel. Os residentes se sentem satisfeitos e felizes em morar na instituição.

 

Biografia do Autor

Marina Martins Souza Lima, Enfermeira. Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Departamento de Enfermagem. Guarapuava, PR, Brasil.

Enfermeira. Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Departamento de Enfermagem. Guarapuava, PR, Brasil. 

 

Juliana Rodrigues, Enfermeira. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Departamento de Enfermagem. Guarapuava, PR, Brasil.

Juliana Rodrigues - Enfermeira, Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Doutora em Enfermagem, Universidade Estadual de São Paulo, USP-SP. Atualmente é professora efetiva da Universidade Estadual do Centro-Oeste, UNICENTRO, Departamento de Enfermagem. Guarapuava, PR, Brasil. Experiência nas áreas de enfermagem em saúde do adulto e idoso.

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Lima, M. M. S., & Rodrigues, J. (2018). A vivência em um condomínio para idosos sob a percepção de seus residentes. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 77–94. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p77-94

Edição

Seção

Artigos