Estilo de vida associado a níveis séricos de HDL colesterol em longevos: Estudo AMPAL

Autores

  • Valéria Baccarin Ianiski Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.
  • Josemara de Paula Rocha Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.
  • Renata Breda Martins Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista CNPq.
  • Andressa Dutra Dode Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, voluntária no projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo, AMPAL, do Instituto de Geriatria e Gerontologia, IGG.
  • Ângelo José Gonçalves Bós Médico geriatra, Pós-doutor em Saúde e Participação Comunitária pelo Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão, Professor Titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p111-127

Palavras-chave:

HDL-colesterol, Idoso de 80 ou mais anos, Estilo de vida.

Resumo

O artigo buscou identificar os determinantes significativamente relacionados a níveis séricos de HDL colesterol em longevos (≥ 85 anos) de um município do Sul do Brasil. O aumento da frequência semanal no consumo de refrigerante, em um dia, resultou na diminuição de 2mg/dL no HDL colesterol. Ser homem, ter circunferência da cintura aumentada, possuir níveis séricos elevados de triglicerídeos e consumir frequentemente refrigerante, independentemente do tipo, foram fatores inversamente associados a níveis de HDL colesterol.

 

Biografia do Autor

Valéria Baccarin Ianiski, Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

 

Josemara de Paula Rocha, Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

Fisioterapeuta, Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Bolsista CAPES-PROEX.

 

Renata Breda Martins, Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista CNPq.

Nutricionista, aluna do Curso de Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Bolsista CNPq.

 

Andressa Dutra Dode, Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, voluntária no projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo, AMPAL, do Instituto de Geriatria e Gerontologia, IGG.

Aluna do Curso de Biomedicina da Universidade de Ciências da Saúde de Porto Alegre, UFCSPA, voluntária no projeto Atenção Multiprofissional ao Longevo, AMPAL, do Instituto de Geriatria e Gerontologia, IGG.

 

Ângelo José Gonçalves Bós, Médico geriatra, Pós-doutor em Saúde e Participação Comunitária pelo Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão, Professor Titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Médico geriatra, Pós-doutor em Saúde e Participação Comunitária pelo Instituto Metropolitano Gerontológico de Tóquio, Tóquio, Japão, Professor Titular da Escola de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS.

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Ianiski, V. B., Rocha, J. de P., Martins, R. B., Dode, A. D., & Bós, Ângelo J. G. (2018). Estilo de vida associado a níveis séricos de HDL colesterol em longevos: Estudo AMPAL. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 111–127. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p111-127

Edição

Seção

Artigos