Qualidade de vida de cuidadores familiares de pacientes com demência

Autores

  • Ana Laura Lopes Zampier Psicologia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG.
  • Sabrina Martins Barroso Doutora em Saúde Pública. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG.
  • Nathália de Freitas Fernandes Rezende Psicologia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p165-180

Palavras-chave:

Cuidadores familiares, Qualidade de vida, Demência.

Resumo

Este estudo teve como objetivo avaliar o perfil e a qualidade de vida de cuidadores familiares de idosos com demência. Para coleta dos dados, utilizou-se o instrumento SF-36 e um questionário sociodemográfico. Foram feitas análises descritivas e correlacionais que mostraram influência da idade, escolaridade, religião, atividades físicas e percepção da dependência sobre a qualidade de vida. Constatou-se que a independência dos idosos e boas condições econômicas são aspectos importantes para a manutenção da qualidade de vida dos cuidadores.

 

Biografia do Autor

Ana Laura Lopes Zampier, Psicologia. Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG.

Psicóloga, Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG.

 

Sabrina Martins Barroso, Doutora em Saúde Pública. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG.

Doutora em Saúde Pública. Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG.

 

Nathália de Freitas Fernandes Rezende, Psicologia. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG.

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Uberaba, MG.

 

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Zampier, A. L. L., Barroso, S. M., & Rezende, N. de F. F. (2018). Qualidade de vida de cuidadores familiares de pacientes com demência. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 165–180. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p165-180

Edição

Seção

Artigos