Abordagem multiprofissional na Promoção da Saúde: o contexto de olhares, profissional, e do sujeito do cuidar

Luzia Wilma Santana da Silva, Mauricio Andrade Almeida, Camila Fabiana Rossi Squarcini, Juciara de Santana Silva, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires, Isabela Gonçalves Novaes

Resumo


Objetivou-se avaliar a abordagem multiprofissional no contexto do olhar profissional e do sujeito da ação do cuidar de um programa de atividade física regular. Como metodologia, o estudo de método misto, fundamentado no modelo RE-AIM (Reach = alcance, Efficacy = eficácia, Adoption = adoção, Implementation = implementação, Maintanance = manutenção), realizado entre outubro/2015 a agosto/2016, em um município do interior da Bahia, por meio de entrevista semiestruturada com profissionais e pessoas adulto-idosas com doença crônica não transmissível, participantes de um programa de atividade física regular, e inquérito documental em prontuário de saúde. Os resultados evidenciaram os benefícios do trabalho integrador à ação social coletiva em saúde das pessoas, no processo de formação profissional e na melhoria da saúde das pessoas, impactando nos índices pressóricos, de modo à sua diminuição aos níveis limítrofes à promoção da qualidade da saúde e viver humano. Como conclusões: A promoção da qualidade de vida e saúde de pessoas em enfrentamento crônico é alavancada quando exercida através de abordagem multiprofissional e enfoque interdisciplinar, elementos necessários à potencialização de políticas públicas e programas de saúde de impacto à saúde pública.

 


Palavras-chave


Interdisciplinar; Gestão em saúde; Avaliação de Programa.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p251-266

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.