Abordagem multiprofissional na Promoção da Saúde: o contexto de olhares, profissional, e do sujeito do cuidar

Autores

  • Luzia Wilma Santana da Silva Enfermagem, Depart. de Saúde II/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de pesquisa: Família em seu Ciclo Vital. Coordenadora do Programa de Extensão e Ação Continuada Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas, NIEFAM.
  • Mauricio Andrade Almeida Enfermagem UESB. Membro voluntário do Programa NIEFAM. Ex-bolsista de Iniciação Científica UESB-2015-2016/ Programa NIEFAM, Jequié, BA.
  • Camila Fabiana Rossi Squarcini Educadora Física. Professora Dra. Adjunto do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Membro do Programa NIEFAM.
  • Juciara de Santana Silva Enfermagem. Departamento de Saúde II/UESB. Colaboradora do Programa NIEFAM e do projeto de Pesquisa "Programa de Treinamento Físico para Pessoas com Hipertensão, Pessoas com Diabetes e seus Familiares"/ Programa NIEFAM.
  • Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires Enfermagem. Professora Especialista Auxiliar do Departamento de Saúde II/UESB. Colaboradora do Programa NIEFAM e do Projeto de Pesquisa "Programa de Treinamento Físico para Pessoas com Hipertensão, Pessoas com Diabetes e seus Familiares"/Programa NIEFAM.
  • Isabela Gonçalves Novaes Fisioterapia. UESB. Ex-bolsista de Iniciação Científica FAPESB no Programa NIEFAM, período 2015-2016.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p251-266

Palavras-chave:

Interdisciplinar, Gestão em saúde, Avaliação de Programa.

Resumo

Objetivou-se avaliar a abordagem multiprofissional no contexto do olhar profissional e do sujeito da ação do cuidar de um programa de atividade física regular. Como metodologia, o estudo de método misto, fundamentado no modelo RE-AIM (Reach = alcance, Efficacy = eficácia, Adoption = adoção, Implementation = implementação, Maintanance = manutenção), realizado entre outubro/2015 a agosto/2016, em um município do interior da Bahia, por meio de entrevista semiestruturada com profissionais e pessoas adulto-idosas com doença crônica não transmissível, participantes de um programa de atividade física regular, e inquérito documental em prontuário de saúde. Os resultados evidenciaram os benefícios do trabalho integrador à ação social coletiva em saúde das pessoas, no processo de formação profissional e na melhoria da saúde das pessoas, impactando nos índices pressóricos, de modo à sua diminuição aos níveis limítrofes à promoção da qualidade da saúde e viver humano. Como conclusões: A promoção da qualidade de vida e saúde de pessoas em enfrentamento crônico é alavancada quando exercida através de abordagem multiprofissional e enfoque interdisciplinar, elementos necessários à potencialização de políticas públicas e programas de saúde de impacto à saúde pública.

 

Biografia do Autor

Luzia Wilma Santana da Silva, Enfermagem, Depart. de Saúde II/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de pesquisa: Família em seu Ciclo Vital. Coordenadora do Programa de Extensão e Ação Continuada Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas, NIEFAM.

Enfermeira. Professora MS, Ph.D. em Enfermagem, Titular do Depart. de Saúde II/Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, UESB. Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar de Estudos em Ciências da Saúde e Sociedade. Linha de pesquisa: Família em seu Ciclo Vital. Coordenadora do Programa de Extensão e Ação Continuada Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Extensão em Cuidados à Saúde da Família em Convibilidade com Doenças Crônicas, NIEFAM.  

 

Mauricio Andrade Almeida, Enfermagem UESB. Membro voluntário do Programa NIEFAM. Ex-bolsista de Iniciação Científica UESB-2015-2016/ Programa NIEFAM, Jequié, BA.

Enfermeiro. Graduado em Enfermagem pela UESB. Membro voluntário do Programa NIEFAM. Ex-bolsista de Iniciação Científica UESB-2015-2016/ Programa NIEFAM.

 

Camila Fabiana Rossi Squarcini, Educadora Física. Professora Dra. Adjunto do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Membro do Programa NIEFAM.

Educadora Física. Professora Dra. Adjunto do Departamento de Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Santa Cruz, UESC. Membro do Programa NIEFAM.

 

Juciara de Santana Silva, Enfermagem. Departamento de Saúde II/UESB. Colaboradora do Programa NIEFAM e do projeto de Pesquisa "Programa de Treinamento Físico para Pessoas com Hipertensão, Pessoas com Diabetes e seus Familiares"/ Programa NIEFAM.

Enfermeira. Professora MSc. Assistente do Departamento de Saúde II/UESB. Colaboradora do Programa NIEFAM e do projeto de Pesquisa "Programa de Treinamento Físico para Pessoas com Hipertensão, Pessoas com Diabetes e seus Familiares"/ Programa NIEFAM.

 

Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires, Enfermagem. Professora Especialista Auxiliar do Departamento de Saúde II/UESB. Colaboradora do Programa NIEFAM e do Projeto de Pesquisa "Programa de Treinamento Físico para Pessoas com Hipertensão, Pessoas com Diabetes e seus Familiares"/Programa NIEFAM.

Enfermeira. Professora Especialista Auxiliar do Departamento de Saúde II/UESB. Colaboradora do Programa NIEFAM e do Projeto de Pesquisa "Programa de Treinamento Físico para Pessoas com Hipertensão, Pessoas com Diabetes e seus Familiares"/Programa NIEFAM.

 

Isabela Gonçalves Novaes, Fisioterapia. UESB. Ex-bolsista de Iniciação Científica FAPESB no Programa NIEFAM, período 2015-2016.

Fisioterapeuta. Graduada em Fisioterapia pela UESB. Ex-bolsista de Iniciação Científica FAPESB no Programa NIEFAM, período 2015-2016. 

 

 

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Silva, L. W. S. da, Almeida, M. A., Squarcini, C. F. R., Silva, J. de S., Pires, E. P. O. R., & Novaes, I. G. (2018). Abordagem multiprofissional na Promoção da Saúde: o contexto de olhares, profissional, e do sujeito do cuidar. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 251–266. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p251-266

Edição

Seção

Artigos