As universidades seniores e o envelhecimento ativo: os impactos junto das pessoas idosas em Portugal

Autores

  • Gina Maria Gouveia Páscoa Ciências Sociais, Especialidade de Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Enfermeira na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, E.P.E. (ULSCB), Portugal. Membro integrado da Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm).
  • Henrique Manuel Pires Teixeira Gil Professor Adjunto da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Portugal. Membro integrado da Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p41-58

Palavras-chave:

Envelhecimento ativo, Universidades seniores, Aprendizagem ao longo da vida.

Resumo

Este artigo discute a temática das universidades seniores e do envelhecimento ativo e a sua importância na vida das pessoas idosas. Trata-se de uma revisão crítica de literatura que aborda o assunto do envelhecimento no contexto social a partir da oferta atual da participação das pessoas idosas nas universidades seniores. Analisa-se a fundação das universidades seniores, em nível internacional e nacional, dando-se destaque a uma universidade sénior localizada no interior de Portugal, mais concretamente na cidade de Castelo Branco, designada por Universidade Sénior Albicastrense (USALBI).

 

Biografia do Autor

Gina Maria Gouveia Páscoa, Ciências Sociais, Especialidade de Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Enfermeira na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, E.P.E. (ULSCB), Portugal. Membro integrado da Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm).

Doutora em Ciências Sociais, Especialidade de Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Enfermeira na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, E.P.E. (ULSCB), Portugal. Membro integrado da Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm).

 

Henrique Manuel Pires Teixeira Gil, Professor Adjunto da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Portugal. Membro integrado da Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm).

Pós-Doutorado em Política Social, Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP), Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Professor Adjunto da Escola Superior de Educação (ESE) do Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), Portugal. Membro integrado da Unidade de Investigação Interdisciplinar – Comunidades Envelhecidas Funcionais (Age.Comm).

 

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Publicado

2019-03-30

Como Citar

Páscoa, G. M. G., & Gil, H. M. P. T. (2019). As universidades seniores e o envelhecimento ativo: os impactos junto das pessoas idosas em Portugal. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 41–58. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p41-58

Edição

Seção

Artigos