Influência de estímulos cutâneos plantares sobre a sensibilidade e controle postural em idosos

Fábio Marcon Alfieri, Carolyne Freita Vieira, Dóris Sá de Souza, Larissa Antunes de Azevedo, Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva

Resumo


A diminuição da sensibilidade cutânea plantar pode resultar na redução do controle postural em idosos, tornando-os mais suscetíveis a quedas. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de um programa de estimulação cutânea plantar, sobre o limiar de sensibilidade e controle postural em indivíduos idosos. Este foi um estudo clínico prospectivo, randomizado e simples-cego, no qual participaram 36 indivíduos idosos acima de 60 anos de idade de ambos os sexos, submetidos ao teste Timed Up and Go (TUG), para mensurar a mobilidade funcional, teste de apoio unipodal para avaliar o equilíbrio estático, e avaliação da sensibilidade plantar por estesiometria com monofilamentos de nylon. Os idosos foram divididos em dois grupos. O grupo-controle não passou por nenhuma intervenção e foi orientado a não mudar o estilo de vida. Já o grupo-experimental foi orientado a realizar intervenções domiciliares por 3 semanas. Após esse período, todos os participantes foram reavaliados. Os resultados revelaram que ambos os grupos apresentaram maior sensibilidade cutânea plantar após 3 semanas; porém, não foram observadas alterações no controle postural. Ambos os grupos demonstraram melhora em relação à sensibilidade cutânea plantar, e não houve diferença entre eles.

Palavras-chave: Idoso; Equilíbrio Postural; Envelhecimento.


Palavras-chave


Idoso; Equilíbrio Postural; Envelhecimento.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p281-292

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.