Influência de estímulos cutâneos plantares sobre a sensibilidade e controle postural em idosos

Autores

  • Fábio Marcon Alfieri Graduação em Fisioterapia e Coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • Carolyne Freita Vieira Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • Dóris Sá de Souza Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • Larissa Antunes de Azevedo Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).
  • Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva Graduação em Educação Física e do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p281-292

Palavras-chave:

Idoso, Equilíbrio Postural, Envelhecimento.

Resumo

A diminuição da sensibilidade cutânea plantar pode resultar na redução do controle postural em idosos, tornando-os mais suscetíveis a quedas. O objetivo deste estudo foi verificar a influência de um programa de estimulação cutânea plantar, sobre o limiar de sensibilidade e controle postural em indivíduos idosos. Este foi um estudo clínico prospectivo, randomizado e simples-cego, no qual participaram 36 indivíduos idosos acima de 60 anos de idade de ambos os sexos, submetidos ao teste Timed Up and Go (TUG), para mensurar a mobilidade funcional, teste de apoio unipodal para avaliar o equilíbrio estático, e avaliação da sensibilidade plantar por estesiometria com monofilamentos de nylon. Os idosos foram divididos em dois grupos. O grupo-controle não passou por nenhuma intervenção e foi orientado a não mudar o estilo de vida. Já o grupo-experimental foi orientado a realizar intervenções domiciliares por 3 semanas. Após esse período, todos os participantes foram reavaliados. Os resultados revelaram que ambos os grupos apresentaram maior sensibilidade cutânea plantar após 3 semanas; porém, não foram observadas alterações no controle postural. Ambos os grupos demonstraram melhora em relação à sensibilidade cutânea plantar, e não houve diferença entre eles.

Palavras-chave: Idoso; Equilíbrio Postural; Envelhecimento.

Biografia do Autor

Fábio Marcon Alfieri, Graduação em Fisioterapia e Coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Doutor em Ciências Médicas, Universidade de São Paulo (USP). Docente da Graduação em Fisioterapia e Coordenador do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

 

Carolyne Freita Vieira, Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Fisioterapeuta graduada pelo Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

 

Dóris Sá de Souza, Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Discente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

 

Larissa Antunes de Azevedo, Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Discente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Natália Cristina de Oliveira Vargas e Silva, Graduação em Educação Física e do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

Doutora em Ciências Médicas, Universidade de São Paulo (USP). Docente da Graduação em Educação Física e do Mestrado em Promoção da Saúde do Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP).

 

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Alfieri, F. M., Vieira, C. F., Souza, D. S. de, Azevedo, L. A. de, & Vargas e Silva, N. C. de O. (2018). Influência de estímulos cutâneos plantares sobre a sensibilidade e controle postural em idosos. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 281–292. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p281-292

Edição

Seção

Artigos