Equilíbrio postural de idosos internados em enfermaria de uma clínica médica

Autores

  • Daniela Gabriel Rovigatti de Souza Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social da UNIAN, Brasil.
  • Vanessa da Nóbrega Dias Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFRN. Docente do Centro Universitário Facex, Unifacex.
  • Denise Alves dos Reis Maia Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, UNIAN, Brasil.
  • Fátima Cristina Alves Branco-Barreiro Neurociências e Comportamento, USP, Departamento de Fonoaudiologia, UNIFESP.
  • Naira de Fátima Dutra Lemos Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliária ao Idoso, PADI. Disciplina de Geriatria e Gerontologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.
  • Juliana Maria Gazzola Ciências, UNIFESP. Departamento de Fisioterapia na área do Envelhecimento Humano, UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p55-71

Palavras-chave:

Hospitalização, Tontura, Saúde do idoso.

Resumo

Investigou-se a associação entre equilíbrio postural (EP) e as variáveis sociodemográficas e clínico-funcionais de idosos internados na enfermaria de uma Clínica Médica. Os idosos com faixa etária mais elevada, declínio da função cognitiva, pior estado nutricional, pior força de preensão palmar, maior número de hipóteses diagnósticas, presença de doenças de olhos e anexos, déficit auditivo e/ou visual, quedas no último ano, maior tempo de início de tontura do tipo rotatória, e provenientes do pronto-socorro, apresentaram pior EP.

 

Biografia do Autor

Daniela Gabriel Rovigatti de Souza, Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social da UNIAN, Brasil.

Fisioterapeuta. Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social da UNIAN, Brasil.

 

Vanessa da Nóbrega Dias, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFRN. Docente do Centro Universitário Facex, Unifacex.

Fisioterapeuta. Doutoranda, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, UFRN. Docente do Centro Universitário Facex, Unifacex.

 

Denise Alves dos Reis Maia, Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, UNIAN, Brasil.

Fisioterapeuta. Mestre, Programa de Mestrado Profissional em Reabilitação do Equilíbrio Corporal e Inclusão Social, UNIAN, Brasil.

 

Fátima Cristina Alves Branco-Barreiro, Neurociências e Comportamento, USP, Departamento de Fonoaudiologia, UNIFESP.

Fonoaudióloga. Doutora em Neurociências e Comportamento, USP, Docente do Departamento de Fonoaudiologia, UNIFESP.

 

Naira de Fátima Dutra Lemos, Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliária ao Idoso, PADI. Disciplina de Geriatria e Gerontologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.

Assistente Social. Doutora em Ciências da Saúde, UNIFESP. Coordenadora do Programa de Assistência Domiciliária ao Idoso, PADI. Disciplina de Geriatria e Gerontologia, Escola Paulista de Medicina, UNIFESP.

 

Juliana Maria Gazzola, Ciências, UNIFESP. Departamento de Fisioterapia na área do Envelhecimento Humano, UFRN.

Fisioterapeuta. Doutora em Ciências, UNIFESP. Docente do Departamento de Fisioterapia na área do Envelhecimento Humano, UFRN.

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Souza, D. G. R. de, Dias, V. da N., Maia, D. A. dos R., Branco-Barreiro, F. C. A., Lemos, N. de F. D., & Gazzola, J. M. (2018). Equilíbrio postural de idosos internados em enfermaria de uma clínica médica. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 55–71. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p55-71

Edição

Seção

Artigos