Atividade e participação de idosos institucionalizados em oficinas terapêuticas: contribuições de um projeto de extensão

Autores

  • Bruno Costa Poltronieri Terapia Ocupacional e Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, campus Realengo.
  • Ana Caroline Marinho Costa Reis Terapia Ocupacional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ.
  • Stephani Ribas Rocha Terapia Ocupacional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ.
  • Amauri Coelho dos Santos Terapeuta Ocupacional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ.
  • Lisete Ribeiro Vaz Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p89-108

Palavras-chave:

Envelhecimento, Terapia Ocupacional, Institucionalização.

Resumo

Este trabalho consistiu em analisar a participação de idosos, institucionalizados, em oficinas terapêuticas por meio de um projeto de extensão. Para alcançar o objetivo, realizou-se a análise temática dos diários de campo dos integrantes do projeto denominado “Oficinas terapêuticas no contexto de uma Instituição de Longa Permanência para Idosos: Uma proposta de inserção pela Terapia Ocupacional". Constatou-se que as oficinas foram dispositivos potentes para criação e fortalecimento de laços sociais, propulsoras de reminiscências, experimentações e autonomia.

 

Biografia do Autor

Bruno Costa Poltronieri, Terapia Ocupacional e Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, campus Realengo.

Docente do curso de Terapia Ocupacional e Curso Técnico de Agente Comunitário de Saúde, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ, campus Realengo. Mestre em Saúde Pública ENSP/Fiocruz.

URL: https://orcid.org/0000-0002-2127-0574

 

 

Ana Caroline Marinho Costa Reis, Terapia Ocupacional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ.

Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ.

 

Stephani Ribas Rocha, Terapia Ocupacional, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ.

Discente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ.

 

Amauri Coelho dos Santos, Terapeuta Ocupacional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ.

Terapeuta Ocupacional. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro, IFRJ.

 

Lisete Ribeiro Vaz, Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

Docente do Departamento de Terapia Ocupacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Poltronieri, B. C., Reis, A. C. M. C., Rocha, S. R., Santos, A. C. dos, & Vaz, L. R. (2018). Atividade e participação de idosos institucionalizados em oficinas terapêuticas: contribuições de um projeto de extensão. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 89–108. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p89-108

Edição

Seção

Artigos