Perfil dos idosos participantes de grupos de convivência em unidades básicas de saúde do município de Santa Cruz, RN, Brasil

Autores

  • Bartolomeu Fagundes de Lima Filho Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, área de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Neurológica, UFRN.
  • Íkaro Felipe da Silva Patrício Fisioterapia, UFRN, com vistas na área do envelhecimento humano.
  • Diego de Sousa Dantas Biotecnologia em Saúde, Rede Nordeste de Biotecnologia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
  • Luciane Paula Batista Araújo de Oliveira Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA.
  • Fernanda Diniz de Sá Fisioterapia. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p273-290

Palavras-chave:

Centro de convivência para idosos, Idoso, Idoso fragilizado.

Resumo

Objetivou-se traçar um perfil epidemiológico de idosos participantes de grupos de convivência (GC). Trata-se de um estudo descritivo, de associação, transversal e quantitativo. Participaram 60 idosos ativos nos GC. Realizou-se avaliação socioeconômica, de fragilidade e cognição. Quatro idosos eram frágeis e nenhum idoso apresentou fraqueza muscular. Os achados servem como sentinela para o enfrentamento das necessidades e vulnerabilidades as quais esses idosos estão expostos.

 

Biografia do Autor

Bartolomeu Fagundes de Lima Filho, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, área de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Neurológica, UFRN.

Fisioterapeuta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN, Campus da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA. Mestre em Fisioterapia, área de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Gerontológica, UFRN. Atualmente é doutorando acadêmico, Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia, área de Avaliação e Intervenção em Fisioterapia Neurológica, UFRN. Aluno de Pós-Graduação lato sensu em Ortopedia e Traumatologia, ênfase em Terapia Manual, Faculdade Estácio do RN. 

 

 

Íkaro Felipe da Silva Patrício, Fisioterapia, UFRN, com vistas na área do envelhecimento humano.

Discente de Graduação, Curso de Fisioterapia, UFRN, com vistas na área do envelhecimento humano. 

 

Diego de Sousa Dantas, Biotecnologia em Saúde, Rede Nordeste de Biotecnologia. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Doutor em Biotecnologia (Biotecnologia em Saúde), Rede Nordeste de Biotecnologia. Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica), Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Fisioterapeuta, Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professor Adjunto da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.  

 

Luciane Paula Batista Araújo de Oliveira, Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA.

Graduação em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Graduação em Licenciatura plena em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Mestrado em Enfermagem, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Doutorado em Enfermagem, Área de Concentração: Filosofia, Saúde e Sociedade, Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professora Adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem, da Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFRN.

 

Fernanda Diniz de Sá, Fisioterapia. Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN.

Fisioterapeuta. Atualmente é doutoranda em Sociologia. Professora Adjunta na área de Saúde Coletiva do Curso de Fisioterapia, Faculdade de Ciências da Saúde do Trairi, FACISA, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, UFRN. 

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Lima Filho, B. F. de, Patrício, Íkaro F. da S., Dantas, D. de S., Oliveira, L. P. B. A. de, & Sá, F. D. de. (2019). Perfil dos idosos participantes de grupos de convivência em unidades básicas de saúde do município de Santa Cruz, RN, Brasil. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 273–290. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p273-290

Edição

Seção

Artigos