Indicadores socioculturais e histórias de vida de idosos longevos: heterogeneidade e ressignificações de hábitos na velhice.

Autores

  • Nicole Debia Departamento de Nutrição, FAESF.
  • Nadia Dumara Ruiz Silveira Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Programa de Estudos Pós˗Graduados em Educação: Currículo, PUC-SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p291-305

Palavras-chave:

Envelhecimento, Idosos Longevos, Ambientes Socioculturais, Histórias de Vida.

Resumo

Ao conceber o envelhecimento como um fenômeno complexo caracterizado por múltiplos dilemas e desafios, justifica-se o objetivo deste estudo: Delinear o perfil de um grupo de idosos longevos da cidade de São Paulo, SP, e evidenciar as articulações de suas trajetórias e hábitos de vida com indicadores socioculturais que caracterizam o contexto dos ambientes de sua convivência, na perspectiva de promover o envelhecimento com qualidade de vida. O estudo foi realizado por meio de abordagem qualitativa, utilização de entrevistas com idosos de idade igual ou superior a oitenta anos. As análises pautaram-se em categorias previamente definidas e permitiram evidenciar a heterogeneidade de percepções e condutas motivadas por estímulos socioculturais, o que instiga a constante ressignificação do envelhecimento, da velhice e do ser idoso, tendo em vista a desejável qualidade de vida.

 

Biografia do Autor

Nicole Debia, Departamento de Nutrição, FAESF.

Nutricionista. Mestre em Gerontologia, PUC-SP). Especialista em Gerontologia, UNINOVE. Especialista em Nutrição Clínica, UGF. Docente do Departamento de Nutrição, FAESF.

Nadia Dumara Ruiz Silveira, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Programa de Estudos Pós˗Graduados em Educação: Currículo, PUC-SP.

Pedagoga. Doutora em Ciências Sociais, USP. Mestre em Ciências Sociais, PUC-SP. Docente e pesquisadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia e do Programa de Estudos Pós˗Graduados em Educação: Currículo, PUC-SP. Líder do grupo de pesquisa Educação, Longevidade e Qualidade de Vida, PUC-SP.

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Debia, N., & Silveira, N. D. R. (2019). Indicadores socioculturais e histórias de vida de idosos longevos: heterogeneidade e ressignificações de hábitos na velhice. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 291–305. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p291-305

Edição

Seção

Artigos