Racismo e envelhecimento da população negra

Autores

  • Dóris Firmino Rabelo Psicologia. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal da Bahia, UFBA, e do Mestrado Profissional em Saúde da Família, ProfSaúde, ABRASCO.
  • Josevânia da Silva Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.
  • Nara Maria Forte Diogo Rocha Doutorado em Educação, Universidade Federal do Ceará.
  • Hiago Veras Gomes Psicologia, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Piauí.
  • Ludgleydson Fernandes de Araújo Departamento de Psicologia, Universidade Federal Piauí.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p193-215

Palavras-chave:

Racismo, Envelhecimento negro, População negra.

Resumo

Os entraves dispostos pelo racismo atravessam negativamente a população negra em diversos âmbitos e sentidos. São heranças históricas que se apresentam de forma clara ou velada até os dias atuais e, quando relacionados à velhice, os tópicos que compõem o racismo se amplificam e tomam novas facetas. Conceitos psicossociais são influenciados diretamente pela perpetuação do modelo hierárquico de raças, influindo diretamente nos elementos socioeconômicos, iniquidades em saúde, demandas familiares, violência, entre outras formas desfavoráveis de experiências da população negra, desde o nascimento até a velhice. Dessa forma, a prática psicológica pautada num fazer ético-político se faz necessária, enquanto oposição a tais práticas racistas ainda contemporâneas – marcando-se como propósito deste estudo ratificar essa recomendação; assim, tal prática psicológica mostra sua relevância enquanto práxis científico-metodológica na ruptura com um passado que ainda se faz presente.

 

Biografia do Autor

Dóris Firmino Rabelo, Psicologia. Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal da Bahia, UFBA, e do Mestrado Profissional em Saúde da Família, ProfSaúde, ABRASCO.

Psicóloga. Doutorado em Educação e Mestrado em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas, Brasil. Docente do Centro de Ciências da Saúde, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Brasil, do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, da Universidade Federal da Bahia, UFBA, e do Mestrado Profissional em Saúde da Família, ProfSaúde, ABRASCO.

URL: https://orcid.org/0000-0002-0791-7781

 

Josevânia da Silva, Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil.

Professor Adjunto da Universidade Estadual da Paraíba, Brasil.   Docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde, da Universidade Estadual da Paraíba, UEPB, Brasil. Doutorado em Psicologia (Psicologia Social), Universidade Federal da Paraíba, UFPB/João Pessoa,

URL: https://orcid.org/0000-0003-3344-3791

Nara Maria Forte Diogo Rocha, Doutorado em Educação, Universidade Federal do Ceará.

Professora da Universidade Federal do Ceará. Doutorado em Educação, Universidade Federal do Ceará.

URL: https://orcid.org/0000-0001-5040-1492

 

Hiago Veras Gomes, Psicologia, Universidade Federal do Piauí, UFPI, Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Piauí.

Acadêmico do curso de Bacharelado em Psicologia, Universidade Federal do Piauí, UFPI,  Departamento de Psicologia, Universidade Federal do Piauí.

URL: https://orcid.org/0000-0002-8547-8649

 

Ludgleydson Fernandes de Araújo, Departamento de Psicologia, Universidade Federal Piauí.

Doutor em Psicologia, Universidad de Granada, Espanha. Pesquisador, Docente, Departamento de Psicologia, Universidade Federal Piauí. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2. Orientador de Doutorado. Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Federal do Piauí, Brasil.

URL: https://orcid.org/0000-0003-4486-7565

 

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Rabelo, D. F., da Silva, J., Rocha, N. M. F. D., Gomes, H. V., & Araújo, L. F. de. (2018). Racismo e envelhecimento da população negra. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 193–215. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p193-215

Edição

Seção

Artigos