O potencial da Internet das coisas em produtos e Desenvolvimento de Serviços para adultos mais velhos

Autores

  • Carolina Sallati Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Gerontologist, Research assistant and Master student.
  • Klaus Schützer Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p373-388

Palavras-chave:

Design, Desenvolvimento de Produto, Cuidados de saúde.

Resumo

O processo de envelhecimento está se tornando uma realidade em todo o mundo. Este processo afeta a sociedade em muitos níveis, incluindo o desenvolvimento de novos produtos, serviços e soluções de saúde. Iniciativas como o Programa Viver Ativo e Assistido na Europa desenvolvem pesquisas e soluções de ponta para abordar questões relacionadas à idade e servem como exemplo para países como o Brasil, que experimentam um processo acelerado de envelhecimento e precisam desenvolver soluções relacionadas à idade em um nível mais avançado e em ritmo ainda mais rápido.

 

Biografia do Autor

Carolina Sallati, Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Gerontologist, Research assistant and Master student.

Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Gerontologist, Research assistant and Master student.

Klaus Schützer, Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

Prof. Dr. -Ing. - Mechanical Engineer, Professor and Researcher, Laboratório de Sistemas Computacionais para Projeto e Manufatura (SCPM), Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP).

 

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Sallati, C., & Schützer, K. (2018). O potencial da Internet das coisas em produtos e Desenvolvimento de Serviços para adultos mais velhos. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 373–388. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p373-388

Edição

Seção

Artigos