Instituições de Longa Permanência para Idosos no Brasil: revisão integrativa da literatura

Autores

  • Patricia do Nascimento Tavares Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.
  • Olga Susana Costa Couto e Araújo Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP.
  • Josiane Ferreira de Mello Nutrição. Docente no Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Mestre em Gerontologia, FAculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.
  • Andreza de Nóvoa Rocha Maciel Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas. Unicamp.
  • Maria José D’Elboux Enfermagem,Universidade Estadual de Campinas, no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas. E-mail:

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p423-441

Palavras-chave:

Serviços de Saúde para Idosos, Idoso, Instituição de Longa Permanência para Idosos.

Resumo

Objetivou-se levantar e analisar a produção científica acerca do delineamento dos trabalhos publicados e temas estudados sobre as instituições de longa permanência para idosos no Brasil, produção essa arrolada no LILACS, MEDLINE, BDENF e SciELO no período de 2013 a 2017. O corpus constitui-se por 88 artigos. Nota-se um número insipiente de pesquisas com intervenções, visto que os pesquisadores ainda buscam descrever o perfil dos idosos institucionalizados, segundo critérios de saúde e doença.

 

Biografia do Autor

Patricia do Nascimento Tavares, Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, Universidade Estadual de Campinas.

Mestrado em Ciências do Envelhecimento, Universidade São Judas Tadeu. Professora assistente do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Doutoranda em Gerontologia, Universidade Estadual de Campinas.

 

 

Olga Susana Costa Couto e Araújo, Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas, UNICAMP.

Doutoranda em Gerontologia, UNICAMP. Mestre em Museologia, USP. Licenciatura em Antropologia, Universidade Nova de Lisboa. Pós-graduação em Envelhecimento e autonomia funcional na Universidade Técnica de Lisboa (FMH), Portugal.

Josiane Ferreira de Mello, Nutrição. Docente no Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC). Mestre em Gerontologia, FAculdade de Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

Graduação em Nutrição. Docente no Centro Universitário de Jaguariúna (UNIFAJ), no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), e Nutricionista clínica, com experiência em Nutrição do idoso. Mestre em Gerontologia, Ciências Médicas. Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP.

 

Andreza de Nóvoa Rocha Maciel, Curso de Gerontologia, Faculdade de Ciências Médicas. Unicamp.

Graduada em Fisioterapia, Universidade Paulista e Licenciatura plena em Educação Física, Universidade do Estado do Pará. Pós-Graduada em Fisioterapia aplicada à Traumatologia, Unicamp. Mestranda em Gerontologia, Unicamp.

 

Maria José D’Elboux, Enfermagem,Universidade Estadual de Campinas, no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas. E-mail:

Graduação em Enfermagem, PUC-SP. Mestrado e Doutorado em Enfermagem, Universidade de São Paulo. Livre Docência, Universidade Estadual de Campinas. Atualmente é professor colaborador na Universidade Estadual de Campinas, no Programa de Pós-Graduação em Gerontologia da Faculdade de Ciências Médicas.

Downloads

Publicado

2018-09-30

Como Citar

Tavares, P. do N., Couto e Araújo, O. S. C., Mello, J. F. de, Maciel, A. de N. R., & D’Elboux, M. J. (2018). Instituições de Longa Permanência para Idosos no Brasil: revisão integrativa da literatura. Revista Kairós-Gerontologia, 21(3), 423–441. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i3p423-441

Edição

Seção

Artigos