Percepção da Qualidade de vida e psicomotricidade de idosos institucionalizados em diferentes contextos

Autores

  • Natália Moya Rodrigues Pereira Fisioterapia. Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Rio Claro-SP.
  • Edvaldo Soares Coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva, LaNeC, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Marília, SP.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p307-328

Palavras-chave:

Envelhecimento, Institucionalização, Qualidade de Vida, Funções Psicomotoras.

Resumo

Este estudo objetivou identificar a qualidade de vida (QV) e o desempenho em tarefas que requerem habilidades psicomotoras, além de verificar possíveis associações entre as diversas dimensões da QV e a psicomotricidade. A amostra foi constituída por 30 idosos institucionalizados, dos quais 15 brasileiros e 15 portugueses; de ambos os sexos; com idade de 65 e mais anos. Para avaliação da QV, foi aplicado o Whoqol-bref. A avaliação das funções psicomotoras foi por meio do Questionário Tarefas Psicomotoras em Idosos. Os resultados relativos à avaliação da QV e das funções psicomotoras mostram que não foram observadas diferenças significativas entre as ILPI’s. Após avaliação do Whoqol-Bref, de forma geral, a QV é interpretada pelos idosos como boa, com uma maior pontuação no domínio ‘Relações Sociais’, que inclui o ‘suporte/apoio social’, refletindo o bom atendimento nas ILPI’s avaliadas. Todavia, a pior pontuação foi para o domínio ‘Psicológico’, que aborda questões relativas à imagem corporal, sentimentos positivos e negativos, e pode estar associada com a prática restrita de atividades físicas e cognitivas nas instituições, justificando-se também pelos resultados da avaliação das funções psicomotoras com as menores pontuações nos aspectos ‘memória’ e 'equilíbrio’.

 

Biografia do Autor

Natália Moya Rodrigues Pereira, Fisioterapia. Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Rio Claro-SP.

Fisioterapeuta, mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias – Universidade Estadual Paulista, Unesp, Campus de Rio Claro-SP.

 

Edvaldo Soares, Coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva, LaNeC, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Marília, SP.

Doutor em Neurociência e Comportamento, USP. Coordenador do Laboratório de Neurociência Cognitiva, LaNeC, Universidade Estadual Paulista, Unesp, Marília, SP.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-3021-669X

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Pereira, N. M. R., & Soares, E. (2019). Percepção da Qualidade de vida e psicomotricidade de idosos institucionalizados em diferentes contextos. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 307–328. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p307-328

Edição

Seção

Artigos