Concepções de lazer: a perspectiva de pessoas idosas participantes de um projeto de extensão

Autores

  • Tatiane Rocha Razeira Educação Física. Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Docente no magistério estadual e com pessoas idosas, em Centros de Convivência de pessoas adultas e idosas.
  • Rudemar Brizolla de Quadros Mestrado em Antropologia Social. Especialização em Educação Física Escolar. Graduação em Educação Física Licenciatura Plena. Professor da Prefeitura Municipal de Florianópolis, SC.
  • Vera Regina Pontrémoli Costa em Educação Física, Licenciatura Plena. Pós-Graduação em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano. Pós-Graduação em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde. Mestrado em Geomática. Coordenadora técnica do Projeto de Extensão: Hidroginástica Postural Intergeracional.
  • Carmen Lúcia da Silva Marques (in memoriam). Educação Física Licenciatura Plena. Doutorado em Ciência do Movimento Humano – Pedagoria do Movimento Humano. Mestrado em Ciência do Movimento Humano. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em Gerontologia/Atividade Física e Terceira Idade e Educação Física Escolar, Esporte Escolar. Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p129-145

Palavras-chave:

Lazer, Educação Física, Idosas(os).

Resumo

Buscou-se dimensionar a concepção de lazer de idosas(os) e sua possível relação com as intervenções da Educação Física no mundo do tempo livre, buscando, sobretudo, legitimar as ações da Educação Física enquanto possibilidade de proporcionar lazer às pessoas idosas.

 

Biografia do Autor

Tatiane Rocha Razeira, Educação Física. Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Docente no magistério estadual e com pessoas idosas, em Centros de Convivência de pessoas adultas e idosas.

Graduação em Educação Física. Especialista em Movimento Humano, Sociedade e Cultura. Mestra em Gerontologia. Doutoranda em Gerontologia Biomédica, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, PUCRS. Docente no magistério estadual e com pessoas idosas, em Centros de Convivência de pessoas adultas e idosas.

ORCID Id: http://orcid.org/0000-0003-0010-3109

 

Rudemar Brizolla de Quadros, Mestrado em Antropologia Social. Especialização em Educação Física Escolar. Graduação em Educação Física Licenciatura Plena. Professor da Prefeitura Municipal de Florianópolis, SC.

Mestrado em Antropologia Social. Especialização em Educação Física Escolar. Graduação em Educação Física Licenciatura Plena. Professor da Prefeitura Municipal de Florianópolis, SC.

 

Vera Regina Pontrémoli Costa, em Educação Física, Licenciatura Plena. Pós-Graduação em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano. Pós-Graduação em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde. Mestrado em Geomática. Coordenadora técnica do Projeto de Extensão: Hidroginástica Postural Intergeracional.

Graduação em Educação Física, Licenciatura Plena. Pós-Graduação em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano. Pós-Graduação em Atividade Física, Desempenho Motor e Saúde. Mestrado em Geomática. Coordenadora técnica do Projeto de Extensão: Hidroginástica Postural Intergeracional.

 

Carmen Lúcia da Silva Marques, (in memoriam). Educação Física Licenciatura Plena. Doutorado em Ciência do Movimento Humano – Pedagoria do Movimento Humano. Mestrado em Ciência do Movimento Humano. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em Gerontologia/Atividade Física e Terceira Idade e Educação Física Escolar, Esporte Escolar. Santa Maria, RS.

(in memoriam) – Graduação em Educação Física Licenciatura Plena. Doutorado em Ciência do Movimento Humano – Pedagoria do Movimento Humano. Mestrado em Ciência do Movimento Humano. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, com ênfase em Gerontologia/Atividade Física e Terceira Idade e Educação Física Escolar, Esporte Escolar. Santa Maria, RS.

E-mail: carminhahidro@yahoo.com.br

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Razeira, T. R., Quadros, R. B. de, Costa, V. R. P., & Marques, C. L. da S. (2018). Concepções de lazer: a perspectiva de pessoas idosas participantes de um projeto de extensão. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 129–145. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p129-145

Edição

Seção

Artigos