Trajetória de vida, silêncio e dor materializados nos objetos afetivos de uma idosa asilada.

Autores

  • Marta Maria Gonçalves Rigueira Psicologia. Mestranda, Departamento de Economia Doméstica, área Psicologia. Universidade Federal de Viçosa. Colaboradora voluntária do Programa Municipal da Terceira Idade, PMTI da Universidade de Viçosa e Prefeitura Municipal de Viçosa. Viçosa, MG.
  • Rita de Cássia Pereira Farias Antropologia, Unicamp. Graduação e Mestrado em Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa, UFV. Viçosa, MG. Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p381-403

Palavras-chave:

Velhice, Objetos afetivos, Subjetividade.

Resumo

O artigo trata de uma análise antropológica e psicológica sobre a relação entre os artefatos pessoais de uma idosa e o sofrimento psíquico acumulado em sua trajetória de vida. As alianças e anéis reportam à segurança proporcionada pela mãe, avó e patroa, enquanto os quatro terços de reza simbolizam os afetos e sofrimentos. As bonecas reportam aos abusos sexuais praticados pelo avô durante a infância, uma forma simbólica da idosa impedir a violação do corpo físico, algo que ela não conseguiu preservar em sua vida real.

 

Biografia do Autor

Marta Maria Gonçalves Rigueira, Psicologia. Mestranda, Departamento de Economia Doméstica, área Psicologia. Universidade Federal de Viçosa. Colaboradora voluntária do Programa Municipal da Terceira Idade, PMTI da Universidade de Viçosa e Prefeitura Municipal de Viçosa. Viçosa, MG.

Psicóloga, com ênfase em Psicologia Clínica. Mestranda, Departamento de Economia Doméstica, área Psicologia. Universidade Federal de Viçosa. Colaboradora voluntária do Programa Municipal da Terceira Idade, PMTI da Universidade de Viçosa e Prefeitura Municipal de Viçosa. Viçosa, MG. Jornalista profissional.

 

Rita de Cássia Pereira Farias, Antropologia, Unicamp. Graduação e Mestrado em Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa, UFV. Viçosa, MG. Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa.

Doutora em Antropologia, Unicamp. Graduação e Mestrado em Economia Doméstica, Universidade Federal de Viçosa, UFV. Viçosa, MG. Professora Associada da Universidade Federal de Viçosa.

 

Downloads

Publicado

2019-03-30

Como Citar

Rigueira, M. M. G., & Farias, R. de C. P. (2019). Trajetória de vida, silêncio e dor materializados nos objetos afetivos de uma idosa asilada. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 381–403. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p381-403

Edição

Seção

Artigos