Voluntariado Empresarial: uma Ferramenta para Promover a Estratégia de Responsabilidade Social Corporativa Interna Integrando Aposentados

José Paulo Cosenza, María Isabel Saz Gil, Ana Isabel Zardoya Alegría

Resumo


RESUMO: Este artigo tem como objetivo realizar uma análise exploratória da efetividade da implementação de um programa de Voluntariado Corporativo voltado ao contexto dos trabalhadores aposentados das empresas, como instrumento em prol de um envelhecimento participativo e saudável. O estudo centrou-se na importância social da participação social dos aposentados em uma empresa como interesse prioritário para o desenvolvimento de programas de Voluntariado Corporativo e aprofundamento do desempenho socialmente responsável das organizações, em ações de voluntariado realizadas por seus funcionários aposentados. Os resultados mostram que o desempenho dos aposentados nas atividades de voluntariado de uma empresa pode usufruir de suportes teóricos intimamente conectados e está diretamente relacionado à Responsabilidade Social Empresarial, contribuindo para promover uma velhice ativa, saudável e justa, com benefício social para a comunidade.

 


Palavras-chave


Voluntariado Empresarial; Responsabilidade Social Empresarial; Ciclo do Voluntariado.

Texto completo:

PDF (English) PDF


DOI: https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p161-189

Kairós está indexada em:

Bases de dados e Repositórios de periódicos com texto completo:


Catálogo de Bibliotecas:

Bibliotecas:

Diretório de Políticas Editoriais:

Associada:

ISSN 2176-901X

A Revista Kairós e os textos aqui publicados estão licenciados com uma Licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International. Baseado no trabalho disponível em http://revistas.pucsp.br/kairos. Podem estar disponíveis autorizações adicionais às concedidas no âmbito desta licença em http://revistas.pucsp.br/kairos.