O envelhecimento sob a perspectiva da Umbanda: o Arquétipo do velho representado por Orixás e Entidades

Autores

  • Flora Ricciopo Karat Psicologia. Mestra, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Formação em Acompanhamento Terapêutico (AT), atuando na área de Psicogerontologia. Atua na psicologia clínica voltada ao atendimento de adolescentes, adultos e idosos. Desenvolve pesquisa em psicologia do
  • Isadora Di Natale Nobre Psicologia. Mestra no Programa de Gerontologia, concentração em Psicologia Social/PUC-SP. Formação em Acompanhamento Terapêutico (AT), atuando em Saúde Mental, Reabilitação física e Psicogerontologia. Aperfeiçoamento em Reabilitação na Deficiência Física: Enfoque Multidisciplinar pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Trabalha no setor de Psicologia Adulto da AACD desde 2014.
  • Maria Helena Villas Bôas Concone Antropologia, PUC-SP. Graduada em Ciências Sociais, USP. Profa. Titular do Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, Orientadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.
  • Ruth Gelehrter da Costa Lopes Psicologia. Docente, Pesquisadora, Orientadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, e no Curso de Psicologia e Supervisora na Clínica-Escola “Ana Maria Poppovic”.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p421-435

Palavras-chave:

Arquétipo do Velho, Umbanda, Envelhecimento, Puer-Senex.

Resumo

Em busca de aprofundamento de algumas das representações do velho na sociedade brasileira, propusemos este trabalho que tem como objetivo estudar o Arquétipo do Velho na perspectiva de uma religião tipicamente brasileira: a Umbanda. Dois Orixás, Nanã Buruquê e Obaluaê, e as Entidades chamadas de Pretos Velhos, são aqueles que melhor representam o Arquétipo do Velho. A própria manifestação corporal de tais energias nos rituais de Umbanda traz, de modo inequívoco, símbolos ligados à velhice. É comum que os participantes dos rituais incorporem conhecimentos simbólicos e significados relativos aos Orixás e Entidades nela cultuados. O Arquétipo do Velho nessa religião representa o conhecimento adquirido ao longo do tempo, as experiências vividas, a sabedoria adquirida, a maturidade e a paciência. Estes são alguns de seus traços mais marcantes. A Umbanda lida com o envelhecimento e o Arquétipo do Velho como elementos essenciais para o processo de evolução da vida e sua importância no processo de individuação de cada um de nós. Neste estudo buscamos fazer uma correlação desse princípio arquetípico com o Arquétipo Puer-Senex da teoria de Carl Gustav Jung. No desenvolvimento da Psicologia Analítica, Jung mostra esse Arquétipo como elemento fundamental para a constituição do sujeito no seu processo de individuação.

 

Biografia do Autor

Flora Ricciopo Karat, Psicologia. Mestra, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Formação em Acompanhamento Terapêutico (AT), atuando na área de Psicogerontologia. Atua na psicologia clínica voltada ao atendimento de adolescentes, adultos e idosos. Desenvolve pesquisa em psicologia do

Psicóloga, Graduada em Psicologia, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP. Mestra, Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Formação em Acompanhamento Terapêutico (AT), atuando na área de Psicogerontologia. Atua na psicologia clínica voltada ao atendimento de adolescentes, adultos e idosos. Desenvolve pesquisa em psicologia do envelhecimento. 

 

Isadora Di Natale Nobre, Psicologia. Mestra no Programa de Gerontologia, concentração em Psicologia Social/PUC-SP. Formação em Acompanhamento Terapêutico (AT), atuando em Saúde Mental, Reabilitação física e Psicogerontologia. Aperfeiçoamento em Reabilitação na Deficiência Física: Enfoque Multidisciplinar pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Trabalha no setor de Psicologia Adulto da AACD desde 2014.

Psicóloga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Mestra no Programa de Gerontologia, concentração em Psicologia Social/PUC-SP. Formação em Acompanhamento Terapêutico (AT), atuando em Saúde Mental, Reabilitação física e Psicogerontologia. Aperfeiçoamento em Reabilitação na Deficiência Física: Enfoque Multidisciplinar pela Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD). Trabalha no setor de Psicologia Adulto da AACD desde 2014. 

 

Maria Helena Villas Bôas Concone, Antropologia, PUC-SP. Graduada em Ciências Sociais, USP. Profa. Titular do Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, Orientadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP.

Doutora em Antropologia, PUC-SP. Graduada em Ciências Sociais, USP. Profa. Titular do Departamento de Antropologia, Faculdade de Ciências Sociais/PUC-SP. Docente, Pesquisadora, Orientadora, nos Programas de Estudos Pós-Graduados em Ciências Sociais, PUC-SP e em Gerontologia/FACHS/PUC-SP. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa, Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo, até 2011 e na PUC-SP, desde 2015. Palestrante convidada para temas relacionados à Saúde/Doença, Envelhecimento e Velhice, Religião e Religiosidade, Ética em Pesquisa, Interdisciplinaridade. Publicações sobre os temas de Ética em Pesquisa, Religião e Religiosidade Brasileira, Religiões Afro-Brasileiras, Cura e Visão de Mundo, Envelhecimento e Velhice, Noção de Cultura, Educação e Cultura, Mídia e Religião, Velhice na Mídia, Morte e Finitude. Parecerista na FAPESP e ad hoc de diversas revistas indexadas, Parecerista do PBIC e Bolsas “Sanduíche” em unidades da PUC-SP.

Ruth Gelehrter da Costa Lopes, Psicologia. Docente, Pesquisadora, Orientadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, e no Curso de Psicologia e Supervisora na Clínica-Escola “Ana Maria Poppovic”.

Doutora em Saúde Pública, USP. Psicóloga. Docente, Pesquisadora, Orientadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), no Programa de Estudos Pós-Graduados em Gerontologia, e no Curso de Psicologia e Supervisora na Clínica-Escola “Ana Maria Poppovic”. Coordenadora do grupo de pesquisa certificado pelo CNPq: Núcleo de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento-NEPE. Membro da Red Iberoamericana de Psicogerontologia (Redip).  

 

Downloads

Publicado

2019-03-31

Como Citar

Karat, F. R., Nobre, I. D. N., Concone, M. H. V. B., & Lopes, R. G. da C. (2019). O envelhecimento sob a perspectiva da Umbanda: o Arquétipo do velho representado por Orixás e Entidades. Revista Kairós-Gerontologia, 22(1), 421–435. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2019v22i1p421-435

Edição

Seção

Artigos