Efeitos de um Protocolo Fisioterapêutico na Funcionalidade de Idosas Institucionalizadas com Sarcopenia

Autores

  • Ailson Francelino de Souza Júnior Fisioterapia. Pós-Graduando em Fisioterapia Traumato Ortopedia Desportiva, Universidade da Amazônia, UNAMA, Belém, Pará, Brasil.
  • Talison Patric de Souza da Silva Fisioterapia. Pós-Graduando em Fisioterapia Traumato Ortopedia Desportiva, Universidade da Amazônia, UNAMA, Belém, Pará, Brasil.
  • Iranete Corpes Oliveira França Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará, UEPA. Pós-Graduada em Cinesiologia. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano, Universidade da Amazônia. Professora Adjunta da Universidade da Amazônia, UNAMA.
  • George Alberto Dias Fisioterapia. Professor Assistente I, da Universidade do Estado do Pará, UEPA. Professor Titular I, da Universidade da Amazônia, UNAMA.

DOI:

https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p191-207

Palavras-chave:

Sarcopenia, Fisioterapia, Funcionalidade.

Resumo

A sarcopenia é uma síndrome que leva à redução da massa muscular e, consequentemente, à diminuição da capacidade funcional e fisiológica de um indivíduo. Foram verificados os efeitos de um protocolo fisioterapêutico na funcionalidade de idosas institucionalizadas com sarcopenia, avaliadas através de uma ficha para o diagnóstico; posteriormente executou-se o protocolo e, após 16 sessões, foram reavaliadas. A partir da análise dos resultados, observou-se a eficácia do protocolo.

 

Biografia do Autor

Ailson Francelino de Souza Júnior, Fisioterapia. Pós-Graduando em Fisioterapia Traumato Ortopedia Desportiva, Universidade da Amazônia, UNAMA, Belém, Pará, Brasil.

Fisioterapeuta. Pós-Graduando em Fisioterapia Traumato Ortopedia Desportiva, Universidade da Amazônia, UNAMA, Belém, Pará, Brasil.

 

Talison Patric de Souza da Silva, Fisioterapia. Pós-Graduando em Fisioterapia Traumato Ortopedia Desportiva, Universidade da Amazônia, UNAMA, Belém, Pará, Brasil.

Fisioterapeuta. Pós-Graduando em Fisioterapia Traumato Ortopedia Desportiva, Universidade da Amazônia, UNAMA, Belém, Pará, Brasil.

Iranete Corpes Oliveira França, Fisioterapia, Universidade do Estado do Pará, UEPA. Pós-Graduada em Cinesiologia. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano, Universidade da Amazônia. Professora Adjunta da Universidade da Amazônia, UNAMA.

Fisioterapeuta, Universidade do Estado do Pará, UEPA. Pós-Graduada em Cinesiologia. Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente Urbano, Universidade da Amazônia. Professora Adjunta da Universidade da Amazônia, UNAMA.

George Alberto Dias, Fisioterapia. Professor Assistente I, da Universidade do Estado do Pará, UEPA. Professor Titular I, da Universidade da Amazônia, UNAMA.

Fisioterapeuta Especialista em Traumato-ortopedia. Doutor em Doenças Tropicais, NMT/UFPA. Professor Assistente I, da Universidade do Estado do Pará, UEPA. Professor Titular I, da Universidade da Amazônia, UNAMA.

 

Downloads

Publicado

2018-12-30

Como Citar

Souza Júnior, A. F. de, Silva, T. P. de S. da, França, I. C. O., & Dias, G. A. (2018). Efeitos de um Protocolo Fisioterapêutico na Funcionalidade de Idosas Institucionalizadas com Sarcopenia. Revista Kairós-Gerontologia, 21(4), 191–207. https://doi.org/10.23925/2176-901X.2018v21i4p191-207

Edição

Seção

Artigos